terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Dica Visual (VI)

Será que todos os hidratos de carbono têm o mesmo efeito em nós? Podemos escolher dar uma dentada num bolo em vez de comer uma taça de morangos, se isso representar a mesma quantidade de hidratos de carbono? NÃO! E porquê? Porque é importante que a nossa concentração de glucose no sangue seja o mais constante possível e, dependendo do Índice Glicémico (Glycemic Index) dos alimentos, esta pode sofrer variações mais ou menos acentuadas... Regra geral, quanto mais alto o IG, maior o "pico", o que nos provoca os efeitos negativos que queremos evitar (ligeira excitação seguida de "quebra" e "fome de açúcar"). Mesmo dentro dos alimentos que consideramos inocentes, há lobos em pele de cordeiro...


IG BAIXO:
Fonte: belezabela.com

IG ALTO:
Fonte: dicaseartes.blogspot.com
Não deixa, no entanto, de ser ainda discutível até que ponto o mais importante é o Índice Glicémico. Existe ainda outro factor, chamado Carga Glicémica (Glycemic Load) que se baseia não só na "qualidade" do hidrato de carbono como também na sua quantidade.
Para mais informações e tabelas, consultem http://www.glycemicindex.com/.

Bons exercícios e boas dietas!

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Dica Visual (V)

Mais uma coisinha que acho importante compreender para quem quer perder peso, ganhar forma e manter-se saudável para a vida.

ISTO
Fonte: www.runningzone.org
Faz com que queimes mais calorias durante o tempo que o praticas.

ISTO:
Fonte: www.anthonycolpo.com
Faz com que queimes mais calorias o dia inteiro.

O aumento da massa muscular está directamente associado a um metabolismo mais rápido; "o músculo consome mais energia que a gordura", ou seja, quanto mais massa muscular tiveres, maior vai ser o teu consumo calórico não só quando fazes exercício, mas também em todos os momentos do teu dia, incluindo quando dormes. Além disto, sentes-te mais forte e mais confiante! Não vale fazer 10.000 repetições de um exercício com um peso que não sentes, faz poucas repetições e esforça-te ao máximo!

Bons exercícios e boas dietas!

domingo, 29 de janeiro de 2012

One size fits all?

Este desabafo teria, mais tarde ou mais cedo de me saír... So bear with me.

Penso que a ninguém hoje em dia passa despercebido que:

- Umas pessoas fartam-se de comer sal e têm tensão baixa, outras nem lhe tocam e sofrem de hipertensão;
- Existem desgraçados que não tocam nem remotamente em gorduras saturadas e têm o colesterol a rebentar a escala;
- Uns dão-se bem a beber 2 litros de leite por dia, outros têm reacções adversas a quantidades mínimas de lactose;
- Há quem se alimente maioritariamente de grãos e há quem tenha um nível de intolerância tal que o seu consumo represente perigo de vida;
- Há quem esteja constantemente com fome e há quem se esqueça de fazer até as refeições principais;
- Uns cortam o consumo de calorias em 100 por dia e perdem peso, outros cortam em 300 e continuam a aumentar;
- Há atletas de certos desportos (nomeadamente de culturismo), cujo IMC indicaria obesidade e no entanto têm uma percentagem de massa gorda a rondar os 5%.

Até aqui nada de estranho, pois não? São tudo factos do dia a dia, certo? Alguém consegue colocar alguma das minhas afirmações em causa? Alguém que nao conheça um ou outro caso daquilo a que me refiro? Parece tudo óbvio não é??? POIS É! Parece que só falha mesmo quando toca....... A médicos e nutricionistas!!!!

É explorar um bocadinho páginas oficiais na área da nutrição de entidades estatais, hospitais, nutricionistas, especialistas, profissionais de saúde e levamos com uma overdose de conselhos repetidos milhares de vezes como se de verdades absolutas se tratassem: a gordura e o sal provocam doenças cardíacas, os cereais integrais são saudáveis, os lacticínios são uma excelente fonte de cálcio, etc, etc, etc....
Claro que agora, se houver por aí quem nunca tenha ido a uma consulta de nutrição, vai alegar que é impossível personalizar na internet, que tem de haver um seguimento pessoal. E eu concordo, mas não deixa de ser triste que se propaguem "verdades" que não encaixam para toda a gente e que, sinceramente, não sei se encaixarão sequer para a maioria. Mais grave ainda é que, na esmagadora maioria dos casos (ou então eu sou MUITO azarada) estas "verdades" são também apregoadas no consultório e quando não são obtidos os resultados "esperados", então é certamente o paciente que está a fazer batota... Com a agravante que para ouvir "roda dos alimentos, 1/2 prato vegetais, 1/4 farinácios, 1/4 proteína, evita gorduras saturadas e sal, se não resulta não estás a fazer bem" ao vivo, lá largamos umas dezenas de euros de cada vez que lá vamos reportar o nosso insucesso e levar um sermão por estarmos a ser mentirosos.
Por vezes, o desespero fala mais alto e não vemos outra solução senão recorrer a outro tipo de abordagem ainda mais perigosa: a dos manipulados, que na sua composição têm de tudo, desde diuréticos a antidepressivos, mas que remédio, não é? O nosso corpo não reage a uma alimentação correcta! É a nossa genética que não presta... Não há nada a fazer!

E tudo isto porquê? Porque é muito mais fácil! Ora, se o colesterol ou a tensão ou o peso ou seja qual for o nosso problema não melhora com a dieta, então podemos sempre recorrer a uma droga que trate disso (olha as farmacêuticas ---> $_$ catchiiiiim!!!) e escusa de estar o nutricionista ou o médico a ter uma trabalheira a rever a nossa alimentação e as nossas características e a ler estudos, actuais e antigos, e a experimentar efectivamente fazer alterações que nos possam beneficiar... É tão mais fácil dar-nos a folhinha já feita com uma dieta hipocalórica (com um corte calórico de acordo com a quantidade de peso que precisamos perder, hein?? já há aí personalização), ou com uma lista de alimentos que podemos ou não consumir por causa do nosso problema de saúde... Até tem exemplos de menús para o dia todo, de que nos queixamos!? Vá, dá cá os 50€ e cala-te (e estou a ir por um preço médio, que já paguei mais!)...

Em suma, revolta-me! Revolta-me que estejamos nas mãos de profissionais que simplesmente não se dão ao trabalho de levar as coisas mais além, de arriscar um pouco por nós, que não tenham em si a vontade de fazer mais e melhor numa área que está na base de grande parte da nossa qualidade de vida.

E pronto, era isto... Não digo que o que eu faço resulte para toda a gente, mas se estás desse lado FARTO/A de fazer dietas hipocalóricas, baixas em gordura e ricas em cereais integrais, perdendo, se calhar, algum peso à custa de muito sacrifício, ficas a saber que pode estar na altura de experimentar alternativas que nem sabias que existiam, em que não passas fome, e melhoras a tua saúde e condição física recorrendo ao "papão" da gordura e largando os "saudáveis" cereais integrais!

Fonte: http://perpetuallypippa.wordpress.com/


Bons exercícios e boas dietas!

Revisão S4 & Antevisão S5

Esta semana consegui:

- Ir 4x ao ginásio.
- Fazer duas vezes o treino repetindo o circuito 2x em cada treino, se bem que na 2ª volta não consegui fazer todas as repetições.
- Treinar para as 15 flexões do final do mês, se bem que não me lembrei muitas vezes.
- Disparatar uma refeição e regressar á disciplina logo a seguir.

Para a semana quero:

- Melhorar no circuito (2x treino com 2x circuito completo com 15 reps)
- Aumentar a ingestão de vegetais crus.
- Não ultrapassar o limite de uma peça de fruta por dia.
- Cumprir o objectivo do mês.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Quem quer uma inspiração?

Então cá vai! Esta moçoila:


um belo dia fartou-se e resolveu ser saudável e começar a gostar dela própria... Tirou a camada de gordura e transformou-se nesta:


que é por causa das tosses!

Vale a pena espreitar o tumblr (de onde retirei as fotos e onde existem muitas mais) e o blog dela, pois faz uma aproximação ao tema da perda de peso e melhoramento da saúde algo invulgar neste mundo de "bloggers de dieta", muito ponderada e informada, espreitem!!! GO GIRL!!!

Bons exercícios e boas dietas!!

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Dica Visual (IV)

MENOS:

Fonte: www.usvn.com

MAIS:

Fonte: www.myinsurancelife.com

Ah, e tal mas está a chover...

NICE TRY.... OPÇÃO:

Fonte: www.123rf.com

Vamos lá, desculpas são para os meninos!!! :P

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Dica Visual (III)

Uma boa desculpa para quebrar a dieta é a suposta falta de opções... But is it???
Não, não é! É péssima!

Aqui está como resolver a situação da fome a meio da noite fora de casa, quando aberto só mesmo McDonald's e Roulotes:


Simples não?? Para mim só foi pena ter trazido para casa, que assim fui obrigada a usar talheres como uma pessoa civilizada, se tivesse tido que comer fora, seria com as mãos à troglodita que é como tudo sabe melhor! Por isso: nada de desculpas! Where there's a will there's a way!

Bons exercícios e boas dietas!

domingo, 22 de janeiro de 2012

Revisão S3 & Antevisão S4

Esta semana consegui:

- Resistir a duas mesas gigantes de doces e salgados carregados de HCs da pior espécie... E não foi grande drama.
- Completar o objectivo da semana que era aumentar os pesos do treino, apesar de só ter, nesse treino, conseguido completar o circuito uma vez, por causa do ombro que já viu melhores dias.
- Ir três dias ao ginásio.
- Chegar à "casa dos 62"


Para a próxima semana quero:

- Baixar um pouco a quantidade de hidratos de carbono (cortar mais na fruta e no álcool)
- Treinar para o nº de flexões objectivo do mês (esta semana foi complicado por causa do ombro)
- Fazer pelo menos uma vez o treino repetindo duas vezes o circuito com os novos pesos.
- Ir pelo menos 4x ao ginásio.

E é tudo!
Bons exercícios e boas dietas!

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Dica Visual (II)

A única coisa que se consegue com dietas é o "efeito iô-iô". Para se obter resultados a longo prazo, é preciso corrigir o que está mal permanentemente, não basta uma mudança temporária pois o regresso aos hábitos antigos leva-nos, inevitavelmente, de volta ao ponto de partida (afinal, foram estes que lá nos colocaram, não é?). Depois de uma vida inteira de dietas, sinto finalmente que posso mudar. Porquê?

ASSIM:

Fome, irritabilidade, compulsões, obsessão.

ASSIM:

Prazer, saciedade, satisfação.

Simples, não? Para mim, resulta...

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Dica Visual (I)

Consumir alimentos doces, sim, mas com moderação! E para que fique claro:

THIS IS SWEET



THIS IS SHIT


Só para ter a certeteza que estamos entendidos :) Consumir o primeiro com moderação, esquecer que o segundo existe!

Bons exercícios e boas dietas!

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Com peso, medidas e fotos...

Ora bem, já estão listados o peso e as medidas iniciais.
Aproveito para deixar umas fotos da evolução das duas primeiras semanas, onde podem ver claramente que o maior efeito foi mesmo "desinchar" (notem a barriga nas fotos laterais). Peço desculpa pela qualidade das fotos mas futuramente serão melhores. Serão postadas ao Sábado semana sim, semana não, sendo que as primeiras, já deste Sábado, dia 21, serão apenas postadas duas semanas depois quando houver termo de comparação.



Bons exercícios e boas dietas!

P.S. - Já podem "checkar" o meu diário de dieta e exercício NOM NOM hehehe :)

Gordura? Sim, obrigada!

Muitas vezes, olhando para as justificações pelas quais uma dieta pobre em hidratos de carbono funciona, somos tentados a pensar que se a fizermos pobre em HCs E gordura, ainda funcionaria melhor!! Menos calorias, a proteína continuaria a estar lá para não perdermos músculo e nos sentirmos saciados... Então... Porque não???

Simples!
Primeiro, menos calorias, sim senhor, mas quão menos é que é aceitável? Certamente não queremos descer o consumo calórico de tal maneira que em vez de perdermos gordura comecemos a perder músculo e a diminuir a velocidade do metabolismo, certo? CEEEERTOOO! Não me apetece falar de números porque já não uso disso, para mim, calorias suficientes são aquelas que permitem que eu esteja satisfeita, que com fome não se faz nada!

Então, para conseguirmos um consumo calórico aceitável, era peitinhos de frango e bifinhos de perú à fartazana, todos limpinhos de gorduras, e olha o peso a vir por aí abaixo!!

Awwww isn't that cute?? BUT IT'S WRONG!!!!!!

Pois é, está errado! Na verdade, o nosso corpo não consegue metabolizar mais do que uma determinada quantidade de proteína por dia assim como os nossos rins não conseguem "filtrar" mais do que uma certa quantidade de ureia, que é um produto resultante do primeiro processo. Casos estes limites (informais) sejam ultrapassados, haverá  na corrente sanguínea  uma quantidade anormal de substâncias que, nessa quantidade, são tóxicas para nós, provocando efeito indesejados que podem mesmo culminar em morte. A forma de subnutrição associada a estes processos é conhecida como Rabbit Starvation e facilmente encontram descrições mais detalhadas pesquisando a expressão no google.
Os mais "letrados" na matéria certamente contestarão a minha maneira extra-extra-extra-simplificada de abordar esta questão, e eu aceito de braços abertos a contestação. 
No entanto, estou a tentar explicar as coisas para muita gente que tem muita pressa, pouco conhecimento e pouca paciência: a grande maioria das pessoas que procuram informações sobre nutrição na internet. Não aprovo que uma pessoa não perca o tempo necessário para se informar, claro, mas acontece.

Este problema imediatamente deixa de se colocar quanto temos uma dieta com uma quantidade aceitável de proteína e elevada de gorduras (continuamos a deixar os hidratos de carbono em pequenas quantidades, claro) pois temos uma fonte de energia alternativa que o nosso corpo pode utilizar em vez da trabalheira de "transformar" as proteínas para o efeito, com uma inegável vantagem: estamos a "habituar" o nosso corpo a sobreviver com base naquilo que queremos que ele consuma - gordura! Porque é que queremos isso?? Ora porque quando o obrigamos a queimar alguma coisa além do que lhe fornecemos, ele vai atacar precisamente aquilo a que está habituado e que nós tanto abominamos: A GORDURA ACUMULADA!

Pois é, não custa nada! Portanto, venha de lá essa gordurinha que eu preciso de emagrecer!!!

Bons exercícios e boas dietas!

PS - O peso já está actualizado mas as medidas só hoje à noite...

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Back on the fat tracks!!

Pronto, a mama afinal prolongou-se bastante mais... E lá foi o peso com ela...
Parecendo que não, não posso deixar de agradecer aos hidratos a ajudinha para deixar de fumar... No entanto, assim como deram, também tiraram!
Com o binging de quase dois meses de cereais e derivados bem como açúcar sob todas as formas e feitios e a ausência da nicotina, foi só ver os números a subir e subir e subir........ Até aos 67.5 Kg!!! Pois é, foram quase 10 Kg em menos de dois meses mas, na verdade, valeu a pena!
A nicotina está (quase) fora da equação (deixa ainda muitas saudades e muitos espaços vazios, mas já não é o desespero inicial que precisa de ser compensado com comida) e o peso começou a deslocar-se novamente no sentido descendente.
Claro que é frustrante depois de ter voltado aos 50's ter voltado quase a bater nos 70's, mas é olhar para a coisa como um mal necessário, arregaçar as mangas e pegar na lista de compras low-carb, o resto, foi um percurso!

Amanhã vou alterar, não sem um bocadinho de vergonha, os números ali ao lado e talvez colocar umas fotos... A ver vamos :)
Opto por considerar como valores iniciais os que recolher amanhã para ter a certeza que a perda de peso já não está associada ao efeito diurético deste tipo de alimentação.


E enquanto por aqui não se avança mais e não partilho mais os meus planos e objectivos (que, em parecendo que não, os há!), deixo-vos uma sugestão: se já viram o documentário Super Size Me, não podem perder outro mais recente, Fat Head, uma sátira ao primeiro que vem lançar por terra muitos mitos que temos como dogmas com uma boa ciência como suporte e um toque de humor absolutamente delicioso (vale a pena ver, mesmo sem ter visto o primeiro). E entretanto, vão dando uma espreitadela ao blog do autor, Tom Naughton, que está repleto de informação interessante e, para a maioria de nós, chocante!






E com esta me despeço! Bons exercícios e boas dietas!!!