quinta-feira, 29 de março de 2012

Dica Visual (XXII)

Isto mantém-te satisfeito(a):

Fonte: gettyimages.com

Isto arruína-te uma semana de trabalho árduo:

Fonte: diseaseproof.com

Aprende a diferença!
Não te deixes levar pelo "perdido por cem, perdido por mil".

quarta-feira, 28 de março de 2012

Motivação do dia

Fonte: fitsugar.com
Só para dar um empurrãozinho neste meio de semana... Ontem comi pizza... Mas não ultrapassei as calorias... Ainda assim: pizza... Bad, bad girl! Treino: a-ok! :D

Bons treinos e boa alimentação!

terça-feira, 27 de março de 2012

Plateau... E agora?

Ando há algum tempo para falar deste assunto, que é um dos mais temidos para quem tenta perder peso, especialmente se se tratar de de um número razoável de quilos para perder.
Falo daquele momento em que parece que estamos a fazer tudo certinho e, no entanto, nada funciona. A balança não cede. Desesperamos e pensamos que, mal por mal, mais vale comermos o que nos apetece.

Fonte do original: http://www.loseweightfit.com/

Mas porque é que os plateaus acontecem e como ultrapassá-los? 
As razões são muitas, umas mais outras menos comprovadas, e as teorias para solucionar o problema também incluem as mais variadas abordagens. A verdade é que cada um acaba muitas vezes por ter de descobrir por si próprio qual a abordagem que resulta no seu caso.

Quando se torna preocupante que o peso não esteja a descer?
É preciso não desesperar em vão, muitas vezes o facto de estarmos sempre ansiosos por ver os números a decrescer distorce-nos o conceito espaço-tempo. É maravilhoso todos os dias subir à balança e todos os dias ver números menores... Mas isto não é sempre um bom sinal. Se todos os dias vemos os números a descer, o mais provável é que estejamos a perder peso sob a forma de água ou que tenhamos, efectivamente, uma grande quantidade de peso para perder, caso em que, por vezes, se consegue verificar uma perda de peso suficientemente rápida para que seja notória diariamente, apesar das flutuações naturais.
Uma semana às vezes pode parecer uma eternidade quando nos estamos a sacrificar sem obter resposta positiva, mas não o é. Uma semana continua a ser uma semana, quer estejamos ou não ansiosos, e sabendo que não devemos perder mais de 0.5-1 Kg por semana, também compreendemos que esta perda facilmente poderá ser "mascarada" por alguma retenção, por um um intestino mais cheio que na última pesagem e, no caso das mulheres, pelas alterações hormonais mensais que provocam tudo junto!
Quando começa a ser realmente preocupante, então? Para não nos basearmos no défice calórico como se fosse uma matemática precisa (que não é), vamos por parâmetros mais abrangentes: uma perda de peso aceitável e saudável deverá ser, por mês, na casa dos 2 a 4 Kg, e aqui sim, já devia ser possível identificar mesmo considerando as flutuações naturais. Portanto esperem, dêem tempo ao corpo, registem as datas das pesagens e não se assustem assim que sobem para a balança, se hoje parece mau, experimentem amanhã para ter a certeza que não calhou pesarem-se num pico da flutuação de peso.

Confirma-se, é um plateau... Mas porquê??
As razões podem ser as mais variadas e comecemos pela mais simples e de que mais facilmente somos acusados: estamos a comer demais!
Quando não contamos calorias, nem pesamos doses, é muito, mas mesmo estupidamente, fácil estarmos a ingerir mais calorias do que pensamos. Até estamos a comer cozidos e grelhados (blherg), até não estamos a fazer batota, até estamos a praticar exercício, mas a balança não cede... Será que estamos efectivamente a criar um défice calórico? Provavelmente não. Se calhar começámos muito bem, a controlar as doses e estava tudo a resultar, mas com a perda continuada de peso, tornámo-nos mais confiantes, sobrestimámos o que queimávamos com o exercício e começámos a ingerir o mesmo (ou mais) do que gastamos. 
Mas então e se fizemos as continhas todas e registámos tudo certinho? Então, pode ser o "scumbag" metabolismo a pregar-nos uma partida de uma das seguintes formas:
- Perdemos muita massa magra e apesar de estarmos a fazer tudo com a personalização possível, o nosso metabolismo está mais lento do que era suposto para os nossos parâmetros.
- Começámos com um défice calórico demasiado elevado o que nos fez entrar em starvation mode, obrigando o nosso corpo a agarrar-se ao que tem, diminuindo o metabolismo porque acredita que não lhe conseguimos fornecer a energia suficiente para o manter.
- Uma mistura dos dois acima (frequente).
- Fizemos as contas quando pesávamos 80 Kg e já perdemos 15Kg mas ainda não as refizemos, e menos peso representa menos necessidade de energia, logo podemos entretanto estar, mais uma vez, a consumir o mesmo ou mais do que queimamos.
- Não fizemos disparate nenhum, o nosso corpo simplesmente adaptou-se àquele défice calórico (e consequente stress) constante, que até estava correcto, que até era saudável, e que até soubemos manipular devidamente. Simplesmente agora não quer cooperar mais porque nos esforçámos demasiado.

Então o que devo fazer em vez de ir a correr para o McDonald's afogar as mágoas num Mega Menu?
- AS CONTAS! Nada de desesperar enquanto a matemática não estiver toda exposta! Escrever TUDO o que se come é fundamental! Ter a certeza que, de facto, existe razão para estarmos a perder peso e que não estamos só à espera de um milagre. Actualizar (ou fazer) os cálculos do metabolismo basal e efectuar o registo no fatsecret.com ou no fitday.com ou em qualquer outro site ou aplicação que permita fazer um diário alimentar.
- Aumentar a ingestão de proteína (para evitar perder mais massa magra).
- Aumentar a ingestão de calorias (pelo menos alguns dias por semana, alternando com dias "normais")
- SE e só SE o défice calórico que está em prática não for muito elevado, aumentá-lo um pouco (tentar não descer das 1200 Kcal/dia).
- Reduzir a ingestão de hidratos de carbono.
- Em último caso e quando já nada parece funcionar, experimentar aumentar o cardio para sessões bi-diárias. Este ponto não deverá ser necessário na grande maioria dos casos.
- Um pouco à parte do que prego, e como sou uma rapariga sincera, partilho que uma vez um fat burner resultou  para me ajudar a sair de plateau. Não, não experimentei outros métodos e sim, provavelmente teriam resultado ainda melhor.

O que funciona para ti?
Só tu poderás responder a esta pergunta. Podes chegar à conclusão sobre qual é a razão para teres atingido o plateau e, a partir daí, raciocinar sobre qual das soluções se aplica ao teu caso, podes não encontrar nenhuma razão válida e teres de experimentar um pouco até o teu corpo começar a ceder novamente. Acima de tudo, não desesperes, que o stress não ajuda nada na perda de peso!


Bons treinos e boa alimentação!

Revisão S12 + Antevisão S13

A semana passada consegui:

- Esticar-me que nem um animal na comida várias vezes mas sem bingings;
- Perder um dia de cardio por estar toda partida de mais de 10 Km andados no dia anterior por causa da greve;
- Cumprir o objectivo de prancha lateral de 1 minuto (c/ joelho) mas quase a morrer!

Esta semana quero:

- Não perder nenhum dia que esteja planeado para treinar!
- Ter mais cuidado com a alimentação;
- Entrar na casa dos 60.x (objectivo da semana)

Bons treinos e boa alimentação!

sexta-feira, 23 de março de 2012

It's Friday I'm... Tired!

Não soa tão bem como "in love" mas depois de ontem ter andado a pé cerca de 12 Km, além do treino de força e cardio,  é o que se pode arranjar! Enfim, hoje acabei por ficar no quentinho e aproveitar a boleia do meu fofinho para o metro em vez de ir ao ginásio e andar até ao metro... Era bem jogado logo fazer qualquer coisita, mas não sei se vai acontecer... Tenho para mim que não... Não faz mal, Sábado vou ao castigo!!! hehehe

Fonte: http://fitnesslovingmom.files.wordpress.com/
Bom fim de semana!!!

quinta-feira, 22 de março de 2012

A greve é amiguinha da dieta!

Hoje, até agora, porque logo há mais, foram 25' de cardio + 40' de treino + 60' de caminhada... E a caminhada não ficou, certamente, por aqui, porque ao fim do dia, continuará a não haver metro!
É tirar partido! Sempre posso comer um geladinho logo! LOL

Fonte: http://www.geekfill.com/
Bons treinos e boa alimentação!

quarta-feira, 21 de março de 2012

Dica Visual (XXI)

Quando não tens um destino definido

Fonte: http://www.psdgraphics.com/

Arriscas-te a andar às voltas!

Fonte:  verdwaal.blogspot.com

Saber onde se encontra a meta é meio caminho andado para a atingir!

Define objectivos concretos, a curto e longo prazo... Podem ser alterados à medida que o tempo passa mas pelo menos ajudam a ter sempre em conta onde queremos chegar e, a cada momento, a questionarmo-nos se as nossas acções nos estão a colocar no caminho certo.

terça-feira, 20 de março de 2012

Aulas de Grupo

Ora cá vou eu divagar um bocadinho...

Tenho observado um fenómeno interessante no ginásio: há imensa gente que papa tudo o que é aula de grupo, muitos(as), pelo que percebo das conversas, duas vezes por dia estão lá para fazer as mais variadas aulas. Desde o Pump, ao Jump, à Localizada, ao Step, ao Combat, não lhes escapa nada, sabendo de cor as coreografias e organização de aula de cada professor!
E no entanto, na grande maioria dos casos, e apesar dos desempenhos nas ditas aulas serem, por vezes, surpreendentes para a "aparência" da pessoa em causa (seja por idade, peso, tonificação), sou obrigada a concluir que, das duas uma, ou as pessoas não têm objectivos de melhorar o seu aspecto físico ou as aulas não ajudam a atingi-los.
Não ponho em causa que é incomparavelmente mais produtivo ir para o ginásio fazer nem que seja uma aula de meia hora do que ficar sentado no sofá, mas se formos considerar que se ocupam o mesmo número de horas a fazer exercício em cada um dos seguintes casos:

A) Apenas aulas de grupo (variadas: cardio/tonificação/postura)
B) Treino de força personalizado + aulas de grupo
C) Treino de força + cardio (ambos personalizados)

Eu penso (e claro que não tenho o conhecimento suficiente para por as mãos no fogo) que o mais eficaz é a hipótese C). Pelo menos no meu caso, sinto-me evoluir bem mais rapidamente agora, que raramente faço uma aula, do que quando optava por um modelo mais tipo B). Mas evoluir em que aspecto?
Pois a questão pode residir precisamente aqui.
Fonte: totalacademia.wordpress.com

O meu objectivo é melhorar a minha composição corporal, perdendo massa gorda e. eventualmente, aumentando a minha massa muscular. E é NESTE sentido que considero a hipótese C) mais eficaz. Claro que este pode não ser o objectivo de toda a gente e eu não sou ninguém para questionar os objectivos que cada um se impõe.
E sim, se o objectivo de muita gente que vejo nessas aulas for fazer 60 reps de bicep curl com 2 Kg, se calhar estão mais perto de o atingir que eu. Se for aguentar uma aula de Jump à intensidade máxima, independentemente do que tenham comido antes ou do que irão comer depois, estão certamente mais perto que eu.
Já se o objectivo for o mesmo ou parecido com o meu, se o objectivo for algo bem definido e pessoal, como atingir um certo peso, uma certa % de massa gorda ou um certo grau de definição, PENSO EU que não serão as aulas que irão conduzir nesse sentido, mas sim um treino personalizado e criado com os ditos objectivos em vista e, assim sendo, mais rapidamente se consegue um treino eficaz em casa com um set de halteres e na rua com umas belas corridinhas, do que no ginásio com aulas de grupo duas vezes por dia.

Apenas a minha opinião... Definam objectivos e tracem um plano para os atingir que inclua força, cardio e alimentação. As aulas são divertidas, mas os objectivos não se atingem através da diversão.

Bons treinos e boa alimentação!

segunda-feira, 19 de março de 2012

Motivação para a Semana

Fonte: staycalmkeepgoing.tumblr.com

Revisão S11 + Antevisão S12

A semana passada consegui:

- Manter uma alimentação bastante controlada;
- Manter-me abaixo do nº de calorias de manutenção;
- Ir 5x ao ginásio (3x treino de força, 2x cardio e ainda 1 caminhada num dia que não fui);
- Perceber que o objectivo semanal escolhido foi de doidos!

Esta semana quero:

- Manter a boa alimentação;
- Manter a assiduidade de treino;
- Cumprir com o objectivo de fazer a prancha lateral de um minuto, mas começando com joelho no chão;
- Entrar na casa dos 60 Kg (sim, tenho-me pesado, mas não revelo XD).

Sabem o que é que dá mesmo jeito?

Fonte: http://wellness.nifs.org/

Ter os pés a funcionar para fazer exercício... Sem querer ser muito gráfica, gostaria de partilhar que tenho um calo altamente incomodativo e que, a fim de o combater, lhe pus um daqueles pensos para os calos, o que parece ter tido o efeito de lhe aumentar o tamanho e o grau de incomodidade exponencialmente! Portanto hoje até os planos, já de si fraquinhos, de andar uns Kms de manhã saíram furados, porque só chegar de casa ao metro já foi o sofrimento do caos...

Ainda assim, espero ao fim do dia conseguir fazer qualquer coisa... Grrrr....

sexta-feira, 16 de março de 2012

Seriously...

Como os outros me vêm a correr na passadeira em frente ao ecrã com o canal de música:

Fonte: everymantri.com
Como eu me sinto:

Fonte: cinematograficamentefalando.blogs.sapo.pt

E vá lá, vá lá que não é a MTV, é a VH1........ Jeez............ Eu já sou uma gente que gosta muito de correr, então com a minha visão a ser poluída pela bosta que passa... FFFFFFFFFFFUUUUUUUUUU Meia horinha de videoclips estúpidos logo pela fresquinha para abrir a pestana!

Bons treinos e boa alimentação!

quinta-feira, 15 de março de 2012

Exercício engorda?

Correndo o risco de parecer fundamentalista...


É a única resposta razoável que me ocorre à pergunta!

Ao que parece, a Time (ou um repórter da mesma) pensa que sim... Apostando no título sensacionalista "Why Exercise Won't Make You Thin", revela-nos, eventualmente, que o exercício nos abre o apetite e, como tal, provoca comportamentos compensatórios fazendo com que acabemos por ingerir mais do que queimamos provocando assim um excesso no balanço calórico em vez do desejado defeito.
Ou seja, se sairmos do ginásio e formos enfardar que nem uns porcos, engordamos!


Fantástico, não é??

Então o melhor é ficar em casa, no sofá a ver televisão, cortar as calorias a um nível ridículo (para que o balanço seja o mesmo, se não queimamos nada, só podemos cortar na ingestão, certo?) e assim não temos fome (LOL) e no fim ficamos com um fabuloso corpo magro e flácido, com pouco peso mas agarrado como se não houvesse amanhã às gorduras localizadas... Seems legit!


Há um autor (e culturista natural) cujo trabalho há bastantes anos sigo, tanto o blog, como a newsletter, como alguns dos livros que publica e gosto bastante. Apesar de ter um bocadinho de fobia às gorduras, reconhece-as como indispensáveis, apenas as coloca em poucas quantidades na alimentação que recomenda, privilegiando os hidratos de carbono e continuando a aconselhar grãos. Mas no geral, tem ideias bastante boas e conhecimentos na área da nutrição e do fitness muitíssimo abrangentes.
Este autor é o Tom Venuto, que respondeu à questão da Time no seu blog http://www.burnthefatblog.com/.
Vale a pena ler a resposta dele, bem fundamentada, ao disparate propagado por uma revista tida, constantemente, como uma boa fonte de informação.

Bons treinos e boa alimentação!

quarta-feira, 14 de março de 2012

Dica Visual (XX)

O metabolismo delas:


É mais rápido que o dela:


As decisões é que são diferentes!

A velocidade do metabolismo depende directamente do tamanho. Para pessoas com as mesmas características e actividade física, pode haver diferenças, mas são, em comparação com o peso das acções e excepto em casos muitíssimo raros, praticamente irrelevantes e facilmente ultrapassáveis através da dieta e do exercício físico. Encontrar desculpas não leva ninguém a lado nenhum, é preciso trabalhar para as reduzir a NADA!!! (Mais informação)

Bons treinos e boa alimentação!

terça-feira, 13 de março de 2012

Fiz batota :X

O QUÊ??? Não me digam que pensaram logo que foi na comida ou no treino... HELL NO!!! (Como se fosse uma raridade.)

Pesei-me... Antes de tempo... Até me andava a conseguir afastar da balança e agora... BAH! WHATEVER: 61.4Kg!!! YEAH!!!

Quereis ver que eu estava empancada mesmo por estar a ignorar a parte da termodinâmica? O bom velho Calories in vs. Calories out... Não vamos deitar foguetes antes da festa porque já estou mesmo a ver que daqui a uns dias, peso-me e até tenho um mini-enfarte ou porque hoje estava mais desidratada ou seja o que for e volto a ganhar peso... Mas veremos...



Até lá... Manter forte e esperar o melhor!

segunda-feira, 12 de março de 2012

Arranque lento...


Não consigo não ver o Dexter ao Domingo à noite! ARRGHH!!! Que vale é que são só mais duas semanas! Assim a minha 2ª Feira arranca sempre a meio gás... Em vez de ir para o ginásio, nãaaoooo... Resolvi dormir mais um bocadinho e fazer antes uns Kms a pé (pouco mais de 6) pela fresquinha...
Se é melhor que nada? Sim... Mas não é a mesma coisa que ir treinar a sério...
Enfim, podia ser pior... Vamos lá a mais uma semana impecável, então!

domingo, 11 de março de 2012

Início da seca

Ora, para dar um ponto de partida visual, ficam umas fotos, tiradas ontem (10/03/12) que marcam o arranque do que eu espero que seja uma fase de seca de sucesso. Como podem ver, preciso mesmo muito de perder massa gorda, e como ganhei alguma massa muscular ao longo do último mês, que, como já disse, foi uma desgraça na alimentação mas bastante bom no exercício, o objectivo é mesmo ver se me livro da camada que encobre o meu trabalho árduo!


Como podem ver, o meu maior problema é o tronco, com muita gordura localizada nos braços, costas e abdómen, principalmente. Espero que seja nestes que se vá ver maior diferença.

Em relação aos números, está feita a actualização ali ao lado e parto do seguinte ponto:

Peso: 62.8 Kg
Busto: 96 cm
Cintura: 74 cm
Perímetro Abdominal: 89 cm
Anca: 95 cm
Coxa: 52.5 cm
Gémeo: 35.5 cm
Braço: 26.5 cm

Como vêm há aí algumas coisas que não são muito consistentes... Espero desta vez ter tomado nota como deve ser do sítio onde tirei as medidas porque às vezes um pouco mais acima ou abaixo faz logo a diferença...

E pronto.... Agora, mãos à obra!!!

Revisão S10 & Antevisão S11

Esta semana consegui:

- Limpar a alimentação;
- Manter as calorias abaixo do nível de manutenção;
- Completar o objectivo semanal a meio da semana;
- Aumentar o peso nalguns exercícios.

Para a semana quero:

- Limpar ainda mais a alimentação;
- Aumentar os pesos nos restantes exercícios;
- Prancha lateral de 1 minuto (sem joelho no chão) = objectivo da semana;
- Fazer cardio pelo menos 6 dias.

Segue-se o post das actualizações ou, se quisermos, do novo ponto de partida depois da queda!

Bons treinos e boas dietas!

sexta-feira, 9 de março de 2012

Kill me now!!

Bolhas nos pés... Not cool... Ainda assim fui fazer cardio... Dói mais agora... Doesn't matter, worked out!

Fonte: my.spill.com

quinta-feira, 8 de março de 2012

Dica Visual (XIX)

Wanna cheat?
Fontes: http://en.wikipedia.org/
Don't say "I'll burn it!", say "I'll earn it!"!
Fonte: muscleprodigy.com
Portanto, qual é a ideia? Basicamente, a comparação entre a facilidade com que ingerimos uma certa quantidade de calorias e a dificuldade com que queimamos essa mesma quantidade pode ser frustrante e desmotivante... Então, o mais certo é que se comemos a pensar "depois vou correr (ou o que for) para queimar isto", quando chega a hora de correr, desistimos ao ver que nos estamos a esforçar tanto e parece que nunca mais queimamos o suficiente.
Já se optarmos por, quando sabemos à partida que o dia pode trazer pecados, ir primeiro "queimar" aquilo que queremos ter margem para comer, a perspectiva torna-se um incentivo e acabamos por dizer a nós próprios "eu aguento mais um bocadinho em troca de mais uma dentada!".
No fim do dia, tivemos um treino muito melhor, porque exigimos mais de nós, e sabemos com exactidão qual a nossa margem de manobra, sendo menos provável que nos percamos em números que jamais vamos compensar!

Bons treinos e boa alimentação!

Like a boss!!!

Estais a visualizar aí ao lado o objectivo para a semana 10??? CHECK!!!
Hoje, acordei e pensei: a ver se consigo aguentar 20' a 9 Km/h, para me preparar para, no fim de semana, fazer os 30'. Lá fui, para o meu cardio em jejum, e eis que subo para a passadeira e me passa assim uma coisa pela cabeça "Isto é básico! Vou fazer isto hoje!"... E fiz! Basicamente é isto! Não creio que se o objectivo fossem 40' em vez de 30' tivesse conseguido aguentar, mas eram 30' e aguentei! E ainda fiz mais 5' a andar (6 Km/h) e mais 10' de step e mais 20' a caminho do metro toda lançada (6.6 Km/h).
Portanto, hoje as endorfinas foram a triplicar:
- Porque treinei;
- Porque atingi um objectivo;
- Porque foi uma agradável surpresa perceber que consigo, pela primeira vez desde há muitos anos, correr 30' seguidos! F*CK YEAH!!!

Fonte: dennisselisseth.blogspot.com
Bons treinos e boa alimentação!

PS - Ontem não aguentei mais estar às escuras e pesei-me... 63.7 Kg ao fim do dia e depois de jantar... Pensei que a coisa estivesse bem pior considerando o ganho de massa muscular E GORDA do último mês... No Sábado tentarei medir-me em condições melhores (jejum, logo de manhã).
PPS - Ter cumprido o meu objectivo semanal é a melhor celebração possível do dia da mulher XD

quarta-feira, 7 de março de 2012

Notinha do fim do dia...

A reintrodução dos Hidratos de Carbono a medo e o reconhecimento que, se vou ter de cortar calorias, não vou estar sempre em modo "comer até estar cheia", fez-me fazer asneirada... Podeis ir ver ao NOM NOM a estupidez (ainda bem que tive o discernimento de fazer as continhas todas), não cheguei sequer a 1300 Kcal quando queria manter uma média de 1600 Kcal, tendo como mínimo dos mínimos 1500 Kcal.
Também não me apetece agora ir comer "por desporto" até porque não estou com fome, por isso... Amanhã será melhor.
Já agora, assim o mais diferente do costume que comi foram 2 pedaços de batata doce ao jantar com um bocadinho de manteiga, assadinhas no microondas... Souberam a PATO!!! :D Bouas, bouas, bouas!
Mas pronto, tudo assim muito controladinho, sem abusos, que é para se descambar, topá-los logo!
Agora é ó-ó que isto com o ginásio pela fresquinha, tenho mesmo de me deitar com o vitinho!

Bons treinos e boas dietas!

Sobre as recaídas...

Primeiro... Yeah! I'm back in business!! Já me consigo mexer e, por conseguinte, hoje já fui treinar! Ainda não estou totalmente isenta de dores, mas estou bastante aceitável!

Segundo... Chegou a hora do meu primeiro desentendimento com o low carb: as recaídas... São frequentes (mais do que "eles" dizem!) e custa MUITO recuperar... É óbvio que há a hipótese do problema ser meu e não do tipo de alimentação, até porque é uma coisa que sempre me aconteceu com todos os tipos de alimentação/dietas! Mas tinha tanta esperança que o low carb me resolvesse esse problema...

Fonte:  http://www.targetwoman.com/

Uma coisa é certa: sinto-me muito melhor sem a "granulagem"! Isto é sem dúvida nenhuma! Vou talvez optar por subir um bocadinho, com cuidado, os hidratos, mas mais sob a forma de tubérculos... Eventualmente, se a coisa estiver a correr bem, posso juntar algumas leguminosas e talvez um pouco de aveia... Ainda assim, nada de low fat, vamos apontar para o extremo superior do low carb e deixar também uma quantidade de gordura razoável!

Em cima disto, como já tinha dito, vai entrar o controlo calórico mais apertado.

Uf... Cá vamos nós!

Bons treinos e boas dietas!

terça-feira, 6 de março de 2012

Ouch...

Será possível que uma aula de localizada me tenha deixado inválida dois dias (e esperemos que não venham a ser mais!)???
"Vem experimentar!", disse ela, e eu "ah e tal, já fiz localizada...", "mas tens de experimentar a minha aula, a sério!" disse ela, e eu "'tá bem..."... Little did I know...
Hoje só para não ser completamente inútil ainda fiz uns Km a pé, mas a uma velocidade média VERGONHOSA porque vá: mal consigo mexer as pernas!
Mas pronto, é sempre bom variar de vez em quando por isto mesmo: testar aquilo a que o corpo não está habituado. Tenho feito poucas aulas porque não se encaixam muito nos meus objectivos, mas esta, a julgar pelas dores, valeu a pena.
A alimentação ontem também esteve bastante bem, resta manter forte! :)

Fonte: fitsugar.com
Bons treinos e boa alimentação!

P.S. - Free The Animal Y U confuse me? Lá vou eu ter de ler mais uma data de artigos........
P.P.S - Brain, Y U No stop questioning me about falling off the wagon so much......

segunda-feira, 5 de março de 2012

Dica Visual (XVIII)

SQUAT...
Fonte: kelsfit.com
...If you want YOUR ass to be 'DAT ASS!!!

Revisão S9 + Antevisão S10

Na semana passada consegui:

- Ir ao ginásio 5x;
- Fazer o treino full body 3x;
- Cumprir com o objectivo semanal de 2x15 flexões;
- Ter uma alimentação perfeitamente vergonhosa.

Esta semana quero:

- Limpar de vez a alimentação;
- Acabar com as excepções que acontecem todos os dias (em tudo);
- Correr 30' seguidos a 9 Km/h sem abrandar;
- Controlar as porções às refeições.

Bons treinos e boa alimentação!

Revisão Fevereiro & Antevisão Março



Pois é... Se o balanço do mês do Janeiro foi bastante positivo, o mesmo não se pode dizer do de Fevereiro.
Foi um  mês de recaídas e tentativas falhadas de recuperação, um mês em que o exercício esteve irrepreensível mas a alimentação descarrilou de uma maneira que até podia ter passado o dia inteiro a correr que não tinha sido suficiente para colmatar os danos.
Não me pesei nem medi nem fotografei este fim de semana (faltando ao que estava prometido) porque até tive medo. E sim, eu sei que não são só os números que contam, mas ainda assim, old habits die hard e eu preferi dar-me uma semana de bom comportamento antes de enfrentar os ditos... (vou actualizar ali ao lado)
Tenho a certeza absoluta, mesmo sem medir, que falhei o objectivo de Fevereiro (70 cm cintura) portanto vou mantê-lo para Março, com esperanças de o concretizar antes do mês chegar ao fim... Esperanças? Mas eu estou parva? CERTEZA! :)

Mas nem tudo foi negativo em Fevereiro!!! A vantagem de "descambar" na alimentação mas ficar firme no treino é que o excesso de calorias não foi inteiramente convertido em massa gorda, ganhei bastante massa muscular! Noto uma diferença acentuada em todo o corpo mas em especial nas pernas (o que não me surpreende porque a minha genética é mesmo assim). No tronco, apesar da diferença ser visível, continuo a sentir-me "fraquinha" e preciso de trabalhar ainda muito, mas estou no bom caminho, tendo concretizado o objectivo da semana passada de 2x15 flexões! Também me tenho sentido, no geral, mais forte, activa e saudável, à custa, claro, de uns dias de dores musculares! Compensa no fim.

Agora Março... Bem, aposto nele como um mês de seca. Não me vou esforçar por aí além para ganhar massa, vou manter o meu treino, ingerir bastantes proteínas e tentar, ao máximo, minimizar ou evitar a perda de massa muscular enquanto corto um pouco nas calorias, limpo a alimentação e, consequentemente, perco massa gorda! Perguntam vocês: então, mas vais contar calorias?? Na verdade, penso que para já não vou voltar a essa loucura. Vou tentar fazê-lo de uma forma intuitiva, como sugerido neste post no Mark's Daily Apple, se ainda assim vir que não está a resultar, lá volto eu aos belos dos ficheiros de excel com tudo contadinho.
Já sabem, o mais importante são os resultados e não vale a pensa insistir só porque sim num método que os não apresenta.
Março é ainda o mês dos aniversários na minha família, pelo que fazer dele um mês de seca tem prós e contras: o maior contra é que não posso fazer de cada festa que vou ter um cheat day e vai tornar-se difícil resistir, o maior pró é que os cheat days, mesmo sem ser em seca, iam ser demais e assim ficam mais controlados.

E pronto, não faltam altos e baixos, mas no fim o que interessa é que, ao fim de um mês, existem mudanças e muitas delas são positivas!

Bons treinos e boa alimentação!

sexta-feira, 2 de março de 2012

Dica Visual (XVII)

Que exercícios/alimentação teria a Marilyn de fazer

Fonte: hollywoodmegastore.com

Para ficar como a Olivia???

Fonte: celebrities4.usa.gg
Creio que o método certo é ensinado na disciplina de fitness e nutrição de Hogwarts!

Onde quero chegar? Bem que é óptimo estabelecermos objectivos visuais, e definirmos modelos que queremos seguir, mas é preciso também que os nossos objectivos sejam realistas e que tenhamos a noção de que a nossa genética tem a última palavra! Se podemos ter uma massa gorda de 15%? Claro, mas para uns é muito mais fácil lá chegar que para outros e quando lá chegarmos, não passamos a ter uns ombros mais estreitos ou umas pernas mais longas! É preciso apontarmos sempre para sermos, amanhã, melhores do que somos hoje e quanto mais avançamos nesse sentido, mais confiantes nos sentimos com o que temos! 

Bons treinos e boa alimentação!

quinta-feira, 1 de março de 2012

Dica Visual (XVI)

Light?

Fonte do original: vedicviews-worldnews.blogspot.com


Não, obrigada!

Milagres? Nope... Chuck Testa! Regra geral, todos os produtos "light" acabam por ser menos naturais. Ou pelos processos que sofrem para extracção de um determinado ingrediente, ou pelos substitutos artificiais deste que são utilizados ou mesmo pelo acrescento de outros ingredientes igualmente calóricos de forma a compensar o sabor (acontece muito em produtos com pouca gordura, sendo a "vingança" feita através do açúcar). Assim sendo, se têm a alimentação toda certinha e vão dar uma facada, façam-no com o real deal e não com substitutos manhosos!
Quando ainda é um erro recorrente da alimentação é mais complicado definir as prioridades... Não se consegue eliminar a cola: beber light ou normal? É um péssimo alimento em qualquer das formas, na normal são calorias completamente vazias e açúcar suficiente para uns belos picos, na forma light, são os adoçantes cujos efeitos a longo prazo se ignoram, chegando mesmo a haver suspeitas de que, ainda que sem as calorias, proporcionem a acumulação de gordura... O melhor é sempre continuar a lutar para eliminar, em qualquer das formas, e não baixar os braços e assumir que tem de se minimizar a situação!

Bons treinos e boa alimentação!