quarta-feira, 15 de junho de 2011

The number of the beast....

Parece que o Santo António não teve grande piedade de mim... Bem, quem diz o Santo António, diz o mês de Junho... De qualquer maneira, depois de muito disparate sem nunca ter chegado a ter de "desatingir" a 1ª meta ali ao lado, the time has come....
Depois de ler sobre a dieta de Atkins (ou método nutricional de Atkins) e da mesma ter feito bastante sentido para mim, depois de analisar a teoria relacionada e decidir que a considero segura, resolvi experimentar, uma vez que as dietas "do costume" não estão a ser a solução neste momento.
Gostei do ponto de vista assumido que coloca certas pessoas (aquelas para quem esta dieta vai ser mais eficaz) na sua relação com os hidratos de carbono ao nível dos toxicodependentes ou alcoólicos, porque sempre foi uma bocadinho assim que me senti em relação à comida. Simplesmente, perco o controlo! Por mais peso na consciência que isso me traga posteriormente, existe constantemente aquele momento em que a racionalização não é possível, em que tudo o que importa é mesmo "get a hit"! E com base neste ponto de vista, a moderação não é possível... O corte é essencial para a "desintoxicação".
Claro que não é bem assim, claro que são consumidos hidratos de carbono! Sob que forma? Vegetais, maioritariamente, não todos mas uma lista bastante vasta e variada. Mas vamos olhar para as coisas com olhos de ver: quem sente vontades incontroláveis de comer vegetais? Pois... Eu não de certeza... Então isso deve querer dizer que nem todos os hidratos de carbono provocam o mesmo efeito, por isso, mantém-se os "seguros" e excluem-se os "nefastos". Durante esta primeira fase, a fase de indução, existe uma lista de alimentos permitidos e NADA que não conste nesta é permitido. Existe também uma restrição de 20g de hidratos de carbono diários dos quais 12 a 15g devem ser provenientes dos vegetais listados.
Não são permitidas batotas, nem uma só, durante esta fase, sob pena de fazer regredir todo o processo.
Muitas vezes existe uma interpretação errada do método de Atkins pensando-se que esta primeira fase é todo o método. Na verdade, é apenas o arranque de uma reeducação alimentar e todo o processo está detalhadamente explicado no livro que ontem referi e de uma forma mais resumida no site.
Vou arriscar... Mal não fará e custar também não há-de custar muito considerando a permissibilidade em tudo o resto, limitando unicamente os hidratos... Fingers crossed!



Ora voltando ao título do post... O número da besta! Desde 31 de Março que estava abaixo dos 65 Kg apesar dos disparates... Claro que já tinha estado na casa dos 62 e ultimamente roçava perigosamente os 65 de novo, MAS a meta que tinha sido ultrapassada, continuava válida. Infelizmente, um início de mês chuvoso que me cortou as caminhadas e uma incrível falta de capacidade de fechar a boca, mudaram a situação... Hoje de manhã a balança mostrou-me um assustador 66.6 Kg... Está na hora de modificar ali ao lado as metas... Vamos considerar que hoje é um novo início (por sinal com um pequeno almoço delicioso de ovo mexido com tomate, truta fumada, queijo e pimenta) e vou refazer as metas e juntar também as medidas!

Cá vamos nós!

Bons exercícios e boas dietas!

2 comentários:

  1. Nem uma bolachinha? lol
    Nunca tinha ouvido falar desta dieta. Depois conta-me tudo.
    E já agora, não vale mais esperar pelos tratamentos do que fechares já a boca? ;)

    ResponderEliminar
  2. Opah, eu não acredito no pai natal... com o que há neste corpinho para perder, os tratamentos não vão ser suficientes nem pouco mais ou menos... Tem de combinar! XD
    E não... Nem isto |-| mas tb pode-se comer tanta coisa boa q nem faz falta! Substituí tostas e/ou bolachas por folhas de endívia e olha q calha mesmo bem!

    ResponderEliminar