segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Ainda sobre % de gordura corporal...

Bem, como vos disse, tinha ficado traumatizada com os  40% apresentados pela "maquineta" que mede a gordura corporal e, como pessoa informada que sou, que já sabia que aquelas máquinas são pouco fiáveis, resolvi pesquisar um pouco para ver se encontrava algumas imagens que me mostrassem o aspecto de 40% de bf (body fat = gordura corporal). E vai daí que encontrei um artigo bastante interessante no bodybuilding.com, como já é habitual, aliás, para mim, poucas fontes de informação na área de nutrição e exercício se equiparam àquelas direccionadas ao bodybuilding.
Ora este artigo chamava a atenção para o facto de nem toda a gente ter acesso a meios de medição de gordura corporal adequados e precisos (como por exemplo as pinças ou calipers que não só são caras como a sua utilização é complicada) e que uma boa maneira de ter uma ideia seria comparando imagens. Qual não é o meu espanto quando, no mesmo artigo, me deparo com a imagem de uma rapariga com 36% de bf (antes da transformação que também podem espreitar aqui):
Fonte: bodybuilding.com
Ora, eu já postei fotos minhas (em breve virão mais) e... Quer dizer... Não. Não é uma questão de estar a dizer que a rapariga é gorda e muito menos que eu sou magra. Trata-se simplesmente de colocar, preto no branco, o quanto nos é passada informação da treta, MAIS UMA VEZ, por ditos profissionais. SIM, eles estão a fazer o trabalho deles com os meios que lhes providenciam. NÃO isso não os iliba de alertarem as pessoas para a falta de precisão dos resultados que lhes apresentam nas supostas "avaliações" físicas.

Enfim, mais um desabafo... Que me conhece sabe que não tenho, nunca tive, nem pretendo começar agora a ter, qualquer problema em dizer com toda a sinceridade quanto peso, quanto meço e toda e qualquer outra "estatística" do género... Não é isso que está em causa, é YET AGAIN, a falta de profissionalismo que se encontra neste mundinho do fitness e da nutrição... Como é fácil fazer com que as pessoas paguem, não vale a pena refinar o serviço.

Bons treinos e boa alimentação!

Sem comentários:

Enviar um comentário