sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Controlada ou escrava?

Ontem, ao ler este post, tive um flashback...
Quantas... Mas quantas vezes já prometi a mim mesma que vou deixar de ser escrava da balança? E de alguma forma, consigo sempre recalcar isso e voltar ao "vício" de me pesar quase diariamente (o "quase" é para não parecer tão mal...). Não digo que a balança não seja uma ferramenta de certo modo útil, é uma maneira de termos a certeza de que, efectivamente, estamos a progredir. Ou não?
De facto, pode ou não ajudar-nos. Utilizada, digamos, mensalmente, é muito provável que a tendência por ela apresentada seja real, principalmente se a alteração verificada for considerável. Ora, isto depende muito da quantidade de peso que queremos perder! Se estivermos a tentar perder mais de 20 Kg, e a fazer por isso, é possível que até numa semana verifiquemos uma variação que não está associada a factores como mais ou menos retenção de líquidos, quantidade de comida no sistema digestivo, etc. Ainda assim, NUNCA é contemplado o factor MAIS IMPORTANTE de todos no emagrecimento: a variação da composição corporal. Sabemos que perdemos 3 Kg, mas se metade desses tiverem sido em massa muscular, conseguimos apenas dar um passo na direcção do próximo plateau, pois diminuímos o nosso metabolismo.
Então e se quisermos perder menos peso... Digamos 10 Kg ou menos?
Neste caso, a perda de peso DEVE ser muito mais LENTA, já estamos numa boa posição para lutar por uma perda de gordura gradual, optimizando a manutenção da massa muscular, e a verdade é que muito dificilmente (a não ser em casos de obesidade) conseguimos perder mais do que, aproximadamente, 0.5 Kg de gordura por SEMANA, representando uma média de 2 Kg por mês... Alguém aqui já experimentou pesar-se de manhã e depois à noite? Várias vezes? Espero que sim, pois se o tiverem feito saberão que uma variação de 1 Kg é normal e de 2 Kg, especialmente "naquela altura do mês" é completamente possível.
Ora, considerando estes factores, que informação útil estaremos a obter com uma pesagem diária, semanal ou, arrisco mesmo, quinzenal, a menos de 10 Kg do peso objectivo? ZERO. A informação é nula! E se nuns dias os números são simpáticos e nos são um empurrãozinho ao ego, noutros não serão e arriscamos a que a frustração resultante deles nos faça correr para o frigorífico e estragar o bom caminho que estávamos a seguir.
Fonte:  www.anthonyarroyodotcom.com

Para quem tem mesmo MUITA necessidade de ver números, as medidas sempre são um bocadinho mais fiáveis, se bem que, como é óbvio, o perímetro abdominal pode ser influenciado por termos ou não ido à wc nesse dia, o joelho por estarmos a fazer mais ou menos retenção, etc, etc... Mas sempre são melhores que o peso...
Sei que não falo só por mim quando digo que muitas, mas mesmo muitas, vezes tornam-se mais importantes para nós aqueles estúpidos números do que o que vemos no espelho... São eles que definem se gostamos ou não do que vemos! Se eles são simpáticos vemos claramente a nossa barriga mais lisa, os nossos braços mais finos, se não o são, só vemos banhas a saltar por todo o lado! Este comportamento, se olharmos com atenção, é uma versão "light" daquele verificado nos pacientes com distúrbios alimentares... E temos de o controlar! É mais importante controlar este comportamento que o peso...


Pensemos então nas razões que nos levaram a querer emagrecer:

- Saúde

- Aspecto Físico

Claro que dentro destes dois grupos há milhões de razões como "baixar o colesterol" ou "tirar o pneu em volta da barriga", mas todos se encaixam nestes dois. E como se "medem" estas razões? Ambas se reflectem em como nos sentimos no dia a dia, a saúde reflecte-se também em análises e exames médicos e o aspecto físico no espelho e nas fotografias!
Balança? Fita métrica? Nenhuma delas nos dá uma medida de termos ou não atingido o nosso objectivo, nenhuma delas nos diz se já podemos ou não sentir-nos bem com o nosso corpo. São no máximo uma ferramenta que nos ajuda, quando usada com a devida moderação e sem obsessão, a ver se estamos a caminhar no sentido certo e se não necessitamos de fazer alterações nos nossos planos!

A balança é o melhor aliado da dieta: um instrumento que nos dá resultados temporários e pouco específicos de um método que nos faz temporariamente acreditar que vamos atingir o nosso objectivo.
Fonte: http://thememes.tumblr.com

Dietas não resultam. Balanças também não. Temos sim de escolher um estilo de vida saudável, que nos faça sentir bem e que queiramos manter para o resto da vida. O peso certo e a saúde serão consequências deste.

Da minha parte, não posso dizer que não me peso/meço mais... Baby steps para mim! Vou apenas tentar fazê-lo não mais de duas vezes por mês (idealmente uma) e vou tirando as fotografias que prometi.

Bons exercícios e boas dietas!

Sem comentários:

Enviar um comentário