terça-feira, 20 de março de 2012

Aulas de Grupo

Ora cá vou eu divagar um bocadinho...

Tenho observado um fenómeno interessante no ginásio: há imensa gente que papa tudo o que é aula de grupo, muitos(as), pelo que percebo das conversas, duas vezes por dia estão lá para fazer as mais variadas aulas. Desde o Pump, ao Jump, à Localizada, ao Step, ao Combat, não lhes escapa nada, sabendo de cor as coreografias e organização de aula de cada professor!
E no entanto, na grande maioria dos casos, e apesar dos desempenhos nas ditas aulas serem, por vezes, surpreendentes para a "aparência" da pessoa em causa (seja por idade, peso, tonificação), sou obrigada a concluir que, das duas uma, ou as pessoas não têm objectivos de melhorar o seu aspecto físico ou as aulas não ajudam a atingi-los.
Não ponho em causa que é incomparavelmente mais produtivo ir para o ginásio fazer nem que seja uma aula de meia hora do que ficar sentado no sofá, mas se formos considerar que se ocupam o mesmo número de horas a fazer exercício em cada um dos seguintes casos:

A) Apenas aulas de grupo (variadas: cardio/tonificação/postura)
B) Treino de força personalizado + aulas de grupo
C) Treino de força + cardio (ambos personalizados)

Eu penso (e claro que não tenho o conhecimento suficiente para por as mãos no fogo) que o mais eficaz é a hipótese C). Pelo menos no meu caso, sinto-me evoluir bem mais rapidamente agora, que raramente faço uma aula, do que quando optava por um modelo mais tipo B). Mas evoluir em que aspecto?
Pois a questão pode residir precisamente aqui.
Fonte: totalacademia.wordpress.com

O meu objectivo é melhorar a minha composição corporal, perdendo massa gorda e. eventualmente, aumentando a minha massa muscular. E é NESTE sentido que considero a hipótese C) mais eficaz. Claro que este pode não ser o objectivo de toda a gente e eu não sou ninguém para questionar os objectivos que cada um se impõe.
E sim, se o objectivo de muita gente que vejo nessas aulas for fazer 60 reps de bicep curl com 2 Kg, se calhar estão mais perto de o atingir que eu. Se for aguentar uma aula de Jump à intensidade máxima, independentemente do que tenham comido antes ou do que irão comer depois, estão certamente mais perto que eu.
Já se o objectivo for o mesmo ou parecido com o meu, se o objectivo for algo bem definido e pessoal, como atingir um certo peso, uma certa % de massa gorda ou um certo grau de definição, PENSO EU que não serão as aulas que irão conduzir nesse sentido, mas sim um treino personalizado e criado com os ditos objectivos em vista e, assim sendo, mais rapidamente se consegue um treino eficaz em casa com um set de halteres e na rua com umas belas corridinhas, do que no ginásio com aulas de grupo duas vezes por dia.

Apenas a minha opinião... Definam objectivos e tracem um plano para os atingir que inclua força, cardio e alimentação. As aulas são divertidas, mas os objectivos não se atingem através da diversão.

Bons treinos e boa alimentação!

Sem comentários:

Enviar um comentário