quinta-feira, 12 de abril de 2012

Assumir o controlo!

Prontos para a divagação? Ready or not, here I come!

Uma ideia que ultimamente (talvez por mais gente que eu conheço estar nesta fase) tenho reparado existir gravada na mente da uma consideravel percentagem da população (especialmente feminina) é que chegando aos 30, há muita coisa que já não se consegue fazer...

Os argumentos são os mais variados, ora porque bem se tenta mas o corpo não responde da mesma maneira, ora porque a vida muda e já não se consegue arranjar tempo para certas coisas, ora porque a motivação já não é a mesma, não há dinheiro para gastar em ginásios porque temos obrigações... Resumidamente, já não temos 15 anos!


Ainda que eu não queira minimizar a inteligência de quem chega a esta brilhante conclusão, sou obrigada a discordar na parte em que isso seja impeditivo para o que quer que seja.

Quantas das pessoas a que me refiro foram, na adolescência, atletas de alta competição? Talvez 1%? Bem, no caso desses, e considerando que eram realmente dedicados e que o desporto em causa era realmente exigente, nada a dizer! Não duvido que tenham dificuldades em atingir a mesma performance que tinham nessa altura, se bem que continuo a não ver qualquer razão para não tentar atingir a melhor performance possível com "os recursos disponíveis actualmente".

Em relação ao resto, vamos por partes...

O corpo não responde da mesma forma? Pois não. O meu também não. Quando tinha 15 anos, se queria perder 7 kg num mês, não comia batatas fritas e voilá! lá se foram os 7 Kg!!! Queria preparar-me para passar 40 minutos ou coisa que o valha a correr no torneio de corta-mato da escola? Simples, 1 mês antes o professor começava a obrigar-nos a fazer o percurso uma vez por semana... Como que por milagre, chegado o dia, lá íamos nós e chegávamos ao fim!
Agora não é assim... Agora, aquilo que se fazia num mês, leva talvez 3 ou mais, mas sem dúvida que arrancando, cada vez começa a ser mais rápido e cada vez vemos mais evolução em menos tempo. Se estive 3 meses para conseguir correr 10 minutos seguidos, também levei apenas dois a transformar esses 10 em 40, e decerto que, se assim o desejar, levarei 1 mês a transformar esses 40 em 60!
Se antes quando queriamos emagrecer rapidamente comiamos pouquíssimo e o nosso metabolismo aceitava a maluqueira toda e num par de semanas, aí estávamos nós com uma diferença visível, agora o nosso metabolismo não perdoa cá brincadeiras e a solução rápida deixou de ser uma opção... Mas bolas! Com o nosso corpo, também o nosso cérebro amadureceu, ou não? Então também sabemos que soluções rápidas são também temporárias e portanto temos todo o tempo do mundo para fazer as coisas bem e mantê-las assim paro resto da nossa vida (que terá muito mais qualidade).

O tempo... O velho argumento do tempo! Ora... Tirando 8 horas para dormir (o que é raro nos dias de hoje), 2 horas para comer, 3 horas para tarefas domésticas e 10 horas para trabalhar... Ainda sobra uma hora para exercício! E como vêm não fui nada meiga a estimar nenhum dos tempos!
Meia hora de exercíos localizados usando apenas o peso do corpo logo pela manhã, a mesma meia hora de exercícios cardiovasculares em dias alternados são mais do que a maioria das pessoas que se queixa que não tem tempo para exercício faz... Ainda sobra meia hora para o banho e este tempo fará toda a diferença na vida de quem o "gastar", melhor disposição, mais energia, melhor controlo do peso, saúde... É uma espécie de receita rápida para um milagre a que todos resolvem fechar os olhos, porque essa mesma hora a ver TV sabe mesmo bem... Pois exercitem enquanto vêm TV!

Motivação? Há motivação melhor do que a garantia de uma qualidade de vida muito superior, um aspecto físico muito mais atractivo e uma disposição para a vida muito mais positiva? Provavelmente há. E estou certa que cada um a encontrará, se assim desejar.  Se gostam de números, contar calorias consumidas e gastas, medir-se, pesar-se, ver o progresso no papel pode ser uma grande motivação. Se gostam de roupa, experimentem roupa nova, do número abaixo, e pensem que se calhar, para a próxima, já a vão poder comprar! Todos os dias nos vamos sentir motivados? DUH claro que não! E é nos dias que não nos sentimos motivados que é mais importante que subamos o degrau no sentido de sermos melhores, porque nos outros dias, vamos na escada rolante!

Dinheiro? Esta também é uma desculpa muito utilizada mas nunca vejo ninguém a fazer as contas ao que gasta em comida da trampa (que é mesmo assim) e ao que gastaria em comida verdadeira para ter uma alimentação equilibrada e saudável. Façam essas contas e não tenho dúvidas que vão ficar surpreendidos com os resultados! Se é melhor comprar tudo biológico e criado ao ar livre? Claro é o ideal, mas não é barato. Se é melhor comprar fruta/vegetais/carne/peixe/ovos não biológicos do que bolachas, cereais, iogurtes, leites com chocolate e todas as porcarias que vêm em pacotes com uma lista de ingredientes cheia de palavrões? Incomparavelmente melhor e provavelmente mais barato. Mas façam as contas para verem que não minto!
E o ginásio? Bem, parte dele paga-se a si próprio com o que se gasta a menos em gás e água e com algumas das  mudanças de hábitos que vai implicar... Mas e se já economizarmos ao máximo e não pudermos mesmo dispensar mais nada? Bem, o peso do nosso corpo ainda não pagamos e a rua ainda é livre! Rotinas simples como as que referi acima encontram-se facilmente procurando um pouco e o custo é ZERO!

A grande maioria de nós está bem a tempo de atingir a melhor forma que já atingiu em toda a vida e, no entanto, preferimos baixar os braços e deixar que as desculpas nos envelheçam muito mais do que aquilo que temos de envelhecer. Eu não deixo, eu sinto-me neste momento, em termos de forma, tão bem como aos 15 anos e pretendo melhorar ainda MUITO!

Assumam o controlo e façam o que podem com os recursos que têm disponíveis e verão que quanto mais fazem, mais recursos têm e mais podem! A vida não acaba aos 30!

Bons treinos e boa alimentação!

2 comentários:

  1. Olá,

    Concordo a 300% com este post, as desculpas que arranjamos não passam de isso mesmo desculpas.
    O post anterior também está o máximo, nota-se perfeitamente as diferenças e desculpa lá que te diga mas tás espectacular. Continua.
    Bjs grandes
    Pat

    ResponderEliminar
  2. Olá Pat! Muito obrigada!!! Há muito que não nos dás notícias da tua luta, espero quew esteja a correr tudo ÓPTIMO!!! :D

    Bjs :D

    ResponderEliminar