quarta-feira, 25 de maio de 2011

Dieta Mediterrânica

Hoje resolvi falar sobre esta. Na verdade, deverá ser, para nós, portugueses, a mais simples, fácil de manter e barata que existe. E porquê?
Bem, primeiro de tudo, não nos exige muito mais do que um pouco de bom senso. Mas isso, todos sabemos que nem sempre nos domina quando chega a hora de comer. Em segundo lugar, tudo é permitido, desde que controlando as doses, menos aquilo que sabemos de forma flagrante que não é saudável (falo de produtos muito processados como refeições pré preparadas, aperitivos fritos, bolos de pastelaria, etc) ficando à nossa disposição algumas das mais fabulosas cozinhas tradicionais do mundo: Portuguesa, Espanhola, Italiana e Grega. Por último, temos a sorte de, ainda que não sendo banhados pelo mediterrâneo, sermos um dos países de origem desta dieta, logo a variedade de alimentos que a mesma exige, é o nosso dia a dia na zona de frescos do supermercado.
As regras são simples e há uma pirâmide e tudo! Aliás, há muitas e eu escolhi a que me agrada mais porque não sou totalmente a favor daquela que privilegia os hidratos de carbono complexos em relação aos legumes... Acho que esta transmite uma imagem mais equilibrada das coisas:


Gostaram do pormenor do andar inferior? Ah pois é! É que é importante que uma dieta não seja algo temporário mas sim um estilo de vida e no caso da mediterrânica, o facto de sermos conhecidos como pessoas activas, que se deslocam muito a pé e que gostam de conviver parece estar a ser encarado como um factor de sucesso que tem de ser integrado no resto! E eu concordo!
Não é uma dieta propriamente low cal, nem low carb, nem low fat.... HÃ??? ENTÃO COMO SE PERDE PESO??? Mais uma vez, é tudo o uma questão de bom senso, e arrisco mesmo dizer que esta dieta, sendo das mais confirmadas por mais gerações de seguidores, é das menos "científicas". Esqueçam a contagem de calorias, esqueçam o corte radical de gorduras, esqueçam o adeus ao pão, às batatas e às massas!
Do MEU ponto de vista, e sendo que pretendo experimentá-la, o que vou ter em especial consideração vai ser o seguinte:
1) Não preciso de comer que nem um animal! - Esta regra é só para mim, ok?
2) Fazer pratos agradáveis à vista, o que implica que tenham muitas cores, o que implica que não podem estar cheios de arroz ou de massa porque senão não fica espaço :P
3) Não comer nada que sei à partida que faz mal à saúde (isto aplica-se a TODAS as refeições)
4) Incluir apenas 1 copo de vinho ao jantar evitando outras bebidas. Só vinho e água! (AH-HA, parece restritivo, não é? Então mostrem-me lá a dieta que permite qualquer bebida alcoólica diariamente e depois falamos)
5) Andar todos os dias
6) Cozinhar e desfrutar dos pratos com toda a calma e gozando ao máximo ambos os prazeres
Resumidamente, o que eu vou tentar é ter o máximo de ponderação e pensar duas vezes sobre tudo o que como e não, simplesmente, "alarvar". Chega de meter caixinhas no microondas, ou despejar pacotes de sabe-se lá o quê dentro de água a ferver, chega de atacar pacotes de bolachas ou batatas fritas! É preciso enganar o estômago enquanto o jantar não está pronto? Umas azeitonas ou um bocadinho de queijo tratarão disso! Preciso de perder peso? Sinceramente, e estamos prestes a testar a minha teoria, acho que seguindo estas regras chego lá. Se vir que isso não acontece, corto um bocadinho nas quantidades... We'll see... Aqui a cobaia gosta é disto!

Tinha a intenção de deixar alguns links quando decidi escrever este post mas rapidamente me apercebi de que não vale a pena... Usem o google que a quantidade de informação é abismal! Assim sendo fico-me por uma bela banda sonora:

Enjoy!

Bons exercícios e boas dietas!

2 comentários:

  1. Só mesmo tu!!!! :D
    Eu já tenho um plano espectacular feito por ti e com as coisasque eu gosto de comer por isso não vou passar a mínima bola à mediterrânea!!!
    Boa sorte! ;)

    ResponderEliminar
  2. Sabes comé! Sempre a ser a minha própria cobaia!!! hehehe

    ResponderEliminar