terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Gordura? Sim, obrigada!

Muitas vezes, olhando para as justificações pelas quais uma dieta pobre em hidratos de carbono funciona, somos tentados a pensar que se a fizermos pobre em HCs E gordura, ainda funcionaria melhor!! Menos calorias, a proteína continuaria a estar lá para não perdermos músculo e nos sentirmos saciados... Então... Porque não???

Simples!
Primeiro, menos calorias, sim senhor, mas quão menos é que é aceitável? Certamente não queremos descer o consumo calórico de tal maneira que em vez de perdermos gordura comecemos a perder músculo e a diminuir a velocidade do metabolismo, certo? CEEEERTOOO! Não me apetece falar de números porque já não uso disso, para mim, calorias suficientes são aquelas que permitem que eu esteja satisfeita, que com fome não se faz nada!

Então, para conseguirmos um consumo calórico aceitável, era peitinhos de frango e bifinhos de perú à fartazana, todos limpinhos de gorduras, e olha o peso a vir por aí abaixo!!

Awwww isn't that cute?? BUT IT'S WRONG!!!!!!

Pois é, está errado! Na verdade, o nosso corpo não consegue metabolizar mais do que uma determinada quantidade de proteína por dia assim como os nossos rins não conseguem "filtrar" mais do que uma certa quantidade de ureia, que é um produto resultante do primeiro processo. Casos estes limites (informais) sejam ultrapassados, haverá  na corrente sanguínea  uma quantidade anormal de substâncias que, nessa quantidade, são tóxicas para nós, provocando efeito indesejados que podem mesmo culminar em morte. A forma de subnutrição associada a estes processos é conhecida como Rabbit Starvation e facilmente encontram descrições mais detalhadas pesquisando a expressão no google.
Os mais "letrados" na matéria certamente contestarão a minha maneira extra-extra-extra-simplificada de abordar esta questão, e eu aceito de braços abertos a contestação. 
No entanto, estou a tentar explicar as coisas para muita gente que tem muita pressa, pouco conhecimento e pouca paciência: a grande maioria das pessoas que procuram informações sobre nutrição na internet. Não aprovo que uma pessoa não perca o tempo necessário para se informar, claro, mas acontece.

Este problema imediatamente deixa de se colocar quanto temos uma dieta com uma quantidade aceitável de proteína e elevada de gorduras (continuamos a deixar os hidratos de carbono em pequenas quantidades, claro) pois temos uma fonte de energia alternativa que o nosso corpo pode utilizar em vez da trabalheira de "transformar" as proteínas para o efeito, com uma inegável vantagem: estamos a "habituar" o nosso corpo a sobreviver com base naquilo que queremos que ele consuma - gordura! Porque é que queremos isso?? Ora porque quando o obrigamos a queimar alguma coisa além do que lhe fornecemos, ele vai atacar precisamente aquilo a que está habituado e que nós tanto abominamos: A GORDURA ACUMULADA!

Pois é, não custa nada! Portanto, venha de lá essa gordurinha que eu preciso de emagrecer!!!

Bons exercícios e boas dietas!

PS - O peso já está actualizado mas as medidas só hoje à noite...

Sem comentários:

Enviar um comentário