quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Que confusão....

Achei que o instrutor de ginásio que me corrigiu o stiff legged deadlift a semana passada estava a aparvar um bocado (não que a minha técnica fosse perfeita, longe disso, mas pareceu-me que ele estava a tentar que eu fizesse romanian e não a corrigir SL).
Aprofundando o tema percebi que há de facto um bocadinho de confusão à volta do mesmo.... E quanto mais vídeos vejo e artigos leio, mais convencida fico disto... Ora vejam:

Este senhor diz que RDL e SLDL é a mesma coisa:



Este diz que são diferentes (ambos a descer até ao chão):



Em qualquer do acima , as costas são direitas sempre...

AGORA... Vem a t-nation, que faz um estudo mais exaustivo (e provavelmente o mais próximo da"verdade", se é que a há). Aqui, podem ler as diferenças mais bem explicadas e conhecer o exercício que eu REALMENTE andei a fazer este tempo todo (e que estava efectivamente a fazer bem, ou pelo menos tão quanto o espelho me permite perceber): o Semi Stiff Legged Deadlift, que é basicamente a mesma coisa que o SLDL, mas sem arquear as costas, o que acontece neste em que a barra chega mesmo ao chão (por vezes a partir de um ponto mais alto para as "bolachas" não baterem no chão).

Mas não ficamos por aqui, porque aparentemente também é possível fazer RDL de um ponto mais elevado, como vemos aqui, no bodybuilding.com, em que a diferença é que as costas têm de permanecer direitas, sendo uma questão de flexibilidade o ponto até onde se desce.

Enfim, não está fácil... Seja como for, qualquer que seja o tipo que preferirem, não deixem o Deadlift (Peso Morto) fora do treino! :)


DO IT! :D

2 comentários:

  1. Vais continuar a fazer da mesma maneira que fazias certo ?
    Há mesmo muita controvérsia nos deadlifts.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou continuar a fazer da mesma maneira sim, só que agora tem um nome especial! hehehehe
      Pois há, não tinha ideia, acho que tive a sorte de, até agora, como nunca aprofundei tanto, ter ido parar a artigos/vídeos que diziam sempre a mesma coisa! Já tinha ouvido algumas discussões acerca da técnica (a questão de arquear ou não as costas) mas a nível de "definição" mesmo, não fazia ideia! Sempre a aprender!

      Eliminar