domingo, 29 de janeiro de 2012

One size fits all?

Este desabafo teria, mais tarde ou mais cedo de me saír... So bear with me.

Penso que a ninguém hoje em dia passa despercebido que:

- Umas pessoas fartam-se de comer sal e têm tensão baixa, outras nem lhe tocam e sofrem de hipertensão;
- Existem desgraçados que não tocam nem remotamente em gorduras saturadas e têm o colesterol a rebentar a escala;
- Uns dão-se bem a beber 2 litros de leite por dia, outros têm reacções adversas a quantidades mínimas de lactose;
- Há quem se alimente maioritariamente de grãos e há quem tenha um nível de intolerância tal que o seu consumo represente perigo de vida;
- Há quem esteja constantemente com fome e há quem se esqueça de fazer até as refeições principais;
- Uns cortam o consumo de calorias em 100 por dia e perdem peso, outros cortam em 300 e continuam a aumentar;
- Há atletas de certos desportos (nomeadamente de culturismo), cujo IMC indicaria obesidade e no entanto têm uma percentagem de massa gorda a rondar os 5%.

Até aqui nada de estranho, pois não? São tudo factos do dia a dia, certo? Alguém consegue colocar alguma das minhas afirmações em causa? Alguém que nao conheça um ou outro caso daquilo a que me refiro? Parece tudo óbvio não é??? POIS É! Parece que só falha mesmo quando toca....... A médicos e nutricionistas!!!!

É explorar um bocadinho páginas oficiais na área da nutrição de entidades estatais, hospitais, nutricionistas, especialistas, profissionais de saúde e levamos com uma overdose de conselhos repetidos milhares de vezes como se de verdades absolutas se tratassem: a gordura e o sal provocam doenças cardíacas, os cereais integrais são saudáveis, os lacticínios são uma excelente fonte de cálcio, etc, etc, etc....
Claro que agora, se houver por aí quem nunca tenha ido a uma consulta de nutrição, vai alegar que é impossível personalizar na internet, que tem de haver um seguimento pessoal. E eu concordo, mas não deixa de ser triste que se propaguem "verdades" que não encaixam para toda a gente e que, sinceramente, não sei se encaixarão sequer para a maioria. Mais grave ainda é que, na esmagadora maioria dos casos (ou então eu sou MUITO azarada) estas "verdades" são também apregoadas no consultório e quando não são obtidos os resultados "esperados", então é certamente o paciente que está a fazer batota... Com a agravante que para ouvir "roda dos alimentos, 1/2 prato vegetais, 1/4 farinácios, 1/4 proteína, evita gorduras saturadas e sal, se não resulta não estás a fazer bem" ao vivo, lá largamos umas dezenas de euros de cada vez que lá vamos reportar o nosso insucesso e levar um sermão por estarmos a ser mentirosos.
Por vezes, o desespero fala mais alto e não vemos outra solução senão recorrer a outro tipo de abordagem ainda mais perigosa: a dos manipulados, que na sua composição têm de tudo, desde diuréticos a antidepressivos, mas que remédio, não é? O nosso corpo não reage a uma alimentação correcta! É a nossa genética que não presta... Não há nada a fazer!

E tudo isto porquê? Porque é muito mais fácil! Ora, se o colesterol ou a tensão ou o peso ou seja qual for o nosso problema não melhora com a dieta, então podemos sempre recorrer a uma droga que trate disso (olha as farmacêuticas ---> $_$ catchiiiiim!!!) e escusa de estar o nutricionista ou o médico a ter uma trabalheira a rever a nossa alimentação e as nossas características e a ler estudos, actuais e antigos, e a experimentar efectivamente fazer alterações que nos possam beneficiar... É tão mais fácil dar-nos a folhinha já feita com uma dieta hipocalórica (com um corte calórico de acordo com a quantidade de peso que precisamos perder, hein?? já há aí personalização), ou com uma lista de alimentos que podemos ou não consumir por causa do nosso problema de saúde... Até tem exemplos de menús para o dia todo, de que nos queixamos!? Vá, dá cá os 50€ e cala-te (e estou a ir por um preço médio, que já paguei mais!)...

Em suma, revolta-me! Revolta-me que estejamos nas mãos de profissionais que simplesmente não se dão ao trabalho de levar as coisas mais além, de arriscar um pouco por nós, que não tenham em si a vontade de fazer mais e melhor numa área que está na base de grande parte da nossa qualidade de vida.

E pronto, era isto... Não digo que o que eu faço resulte para toda a gente, mas se estás desse lado FARTO/A de fazer dietas hipocalóricas, baixas em gordura e ricas em cereais integrais, perdendo, se calhar, algum peso à custa de muito sacrifício, ficas a saber que pode estar na altura de experimentar alternativas que nem sabias que existiam, em que não passas fome, e melhoras a tua saúde e condição física recorrendo ao "papão" da gordura e largando os "saudáveis" cereais integrais!

Fonte: http://perpetuallypippa.wordpress.com/


Bons exercícios e boas dietas!

2 comentários:

  1. Concordo com praticamente tudo o que disseste, eu neste momento tou a fazer a "minha dieta" e tá a resultar bem, como de tudo com cuidado, mas como de tudo.
    Só tive uma nutricionista que me ajudava, mas deixou de ser minha nutricionista e passou a ser minha amiga.
    Vamos continuar com akilo que axamos que é o melhor pra nós e se conseguimos perder peso, melhor.
    Bjs Grandes,
    Pat

    ResponderEliminar
  2. Exactamente Pat, o essencial é conhecermos o nosso corpo e entendermos o que ele nos pede e as "recompensas" que nos dá. Se o ouvirmos, não precisamos de muito mais a não ser da nossa própria investigação.

    Bjs :)

    ResponderEliminar