quinta-feira, 19 de abril de 2012

Fruta e Dieta

Fonte: http://www.todafruta.com.br/
Para quem anda nisto das dietas há algum tempo, não é novidade que a fruta na dieta quando o objectivo é emagrecer não é um assunto trivial e muito menos existe unanimidade acerca da sua inclusão e em que quantidades.
Se algumas teorias retiram completamente toda a fruta, pelo menos numa fase inicial, como a Atkins, outras colocam a fruta num papel central (como aquelas ridículas de "desintoxicação" e emagrecimento rápido), outras ainda, mais moderadas, limitam o espectro de frutas disponíveis ou a quantidade permitida diariamente.
Por fim, no caso de algumas dietas, considera-se ainda o timing e as combinações.
Ouvirão frequentemente a proibição da banana e dos figos (e mesmo das uvas e da manga), o conselho de comer a fruta fora das refeições, de a acompanhar com bolachas (esse grande e valoroso alimento!), de optar pela fruta na primeira metade do dia, de dar prioridade aos frutos vermelhos, etc, etc, etc...

Na minha opinião, que vale o que vale, a fruta é dos componentes da dieta que mais "estudado" a nível pessoal deve ser.
Não concordo com comer fruta livremente, penso que 1-3 peças por dia chega bem, mas também não creio que seja uma calamidade se uma ou outra vez se exceder, desde que tendo em conta os objectivos (seja o limite calórico, sejam as macros, seja a contagem de hidratos de carbono, o que quer que utilize como controlo próprio).
Também não acho que seja particularmente importante eliminar certas frutas, mais uma vez, considerando os parâmetros acima. Claro que se estou a limitar muito os hidratos de carbono, uma banana só é capaz de ultrapassar a dose que me permito, portanto não faz sentido fazer essa opção, mas se, por exemplo, apenas considero o número total de calorias, facilmente encaixo uma banana que não sendo uma fruta pouco calórica, também não é nenhum alimento SUPER calórico.
Quanto às combinações, não vejo grande problema, desde que se saiba o que se está a comer... Saladas de fruta com fruta em calda e sumos manhosos misturados, não obrigada! Mas uma saladinha feita em casa com fruta fresca e sem "molhos" extra, a não ser, em ultimo caso, um bocadinho de sumo de laranja natural, não me assusta nada. Pessoalmente opto mais pelas frutas sozinhas, mas é mesmo por uma questão de gosto.

Chegamos ao timing que PARA MIM é o ponto chave (e reforço que é importante conhecermo-nos nestas coisas, que cada um é diferente e que o que funciona para mim, pode ou não funcionar para os outros).
Não me dou bem com fruta aos lanches. Não consigo. Quer dizer, gosto, mas é um trigger imediato para a fome contrariando todo o objectivo do lanche. Quando como uma peça de fruta ao lanche (sozinha, o efeito não é tão relevante se acompanhar com frutos secos ou alguma proteína ou gordura), apetece-me fazer a refeição principal passado, no máximo, meia hora. Em vez de contrariar o objectivo de manter a fome controlada, abre-me o apetite. Portanto, para mim, fruta ao lanche, NÃO!
No entanto, descobri onde a fruta se encaixa perfeitamente para mim... Mas é que assenta que nem uma luva! Na sobremesa (OH NÃO! O HORROR!). Yap! Como a minha frutinha à sobremesa, incluindo ao jantar, e faz-me sentir que tive uma refeição muito mais "finalizada" mesmo que coma relativamente pouco para criar um deficit calórico, mantendo-me satisfeita com mais sucesso até à próxima.

Onde, como e quando é que a fruta funciona para cada um? É uma questão de testar! Uma vez descobrindo, gozem bem o doce da natureza!

Bons treinos e boa alimentação!

Sem comentários:

Enviar um comentário