sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Introdução ao cardio HIIT

Ora, assim por alto, funciona da seguinte maneira: um curto período de aquecimento seguido de um período em que se alternam intervalos de alta intensidade e intensidade moderada e culminando num período, também curto, de regresso à calma. Os treinos devem ter uma duração relativamente curta (normalmente não superior a 30').
As vantagens em relação ao cardio de baixa intensidade por tempo prolongado são, teoricamente, o consumo calórico equivalente DURANTE o treino num intervalo de tempo mais reduzido e, sobretudo, uma maior influência deste treino no consumo calórico POSTERIOR, ao longo das horas seguintes.
Hoje arranquei com a primeira experiência "séria" e a coisa até não correu mal (no Sábado tinha tentado, mas com a velocidade que seleccionei para os sprints só aguentei 3 deles...).

Foi assim (no fim do treino de força):
Passadeira
3' 6.5 Km/h
(1' 12 Km/h + 1' 8 Km/h) x 7
3' 6.5 Km/h

Claro que 12 Km/h para os sprints é um bocado ridículo, mas para já é o que aguento e acabei MESMO a arrastar-me (parecia um tomate!), pelo que penso que estou a ter os benefícios que é suposto. Com o tempo, hei-de aumentar a velocidade dos sprints, é esse o objectivo.
Até "gostei" (considering...), como tem de se estar sempre a olhar para o tempo e a mudar a velocidade, acaba por ser menos secante e "passar mais rápido" que 20' ali a velocidade constante.
Fiquei na dúvida se aguentarei uma brincadeira destas em dias de pernas... terei de testar.

E agora uma motivaçãozinha para o HIIT :)


6 comentários:

  1. Mesmooo! Se o treino de pernas for agressivoo! os 12km passam a 6 eheheeheh
    Admiro.teee, porque eu mesmo ainda não ando a fazer cardio lol, desejo.te muita forçaaa nestes treinos de cardio e que evoluas bastante :)


    Fazes cardio com musica?

    Beijosssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, eu fiquei naquela, se saio muitas vezes da prensa com as pernas a tremer de tal maneira q até ando de lado, quanto mais ir sprintar a seguir... LOL
      Ai rapariga, o que eu sonho pela altura em que não vou fazer cardio... heheheh
      Obrigada! :D

      Faço, SEMPRE com música, JURO que fisicamente aguento menos sem música! (Ok... claro que eu sei que é psicológico, mas juro que parece físico!) heheheh

      Beijoss

      Eliminar
  2. Eu não gosto nada de passadeira, além do que faz-me mal aos pés loool

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha que és a segunda pessoa que vejo a ter problemas com isso! Houve aqui uma colega minha que começou no ginásio, fazia inicialmente só caminhadas na passadeira e arranjou ali um problema qq nos pés q até fisioterapia andou a fazer... Achei estranhíssimo! Agora já estou a ver que afinal não é assim tão esquisito!
      Eu gostar, gostar, também não gosto, mas pronto, o que tem de ser tem mta força XD heheheh

      Eliminar