segunda-feira, 5 de março de 2012

Revisão Fevereiro & Antevisão Março



Pois é... Se o balanço do mês do Janeiro foi bastante positivo, o mesmo não se pode dizer do de Fevereiro.
Foi um  mês de recaídas e tentativas falhadas de recuperação, um mês em que o exercício esteve irrepreensível mas a alimentação descarrilou de uma maneira que até podia ter passado o dia inteiro a correr que não tinha sido suficiente para colmatar os danos.
Não me pesei nem medi nem fotografei este fim de semana (faltando ao que estava prometido) porque até tive medo. E sim, eu sei que não são só os números que contam, mas ainda assim, old habits die hard e eu preferi dar-me uma semana de bom comportamento antes de enfrentar os ditos... (vou actualizar ali ao lado)
Tenho a certeza absoluta, mesmo sem medir, que falhei o objectivo de Fevereiro (70 cm cintura) portanto vou mantê-lo para Março, com esperanças de o concretizar antes do mês chegar ao fim... Esperanças? Mas eu estou parva? CERTEZA! :)

Mas nem tudo foi negativo em Fevereiro!!! A vantagem de "descambar" na alimentação mas ficar firme no treino é que o excesso de calorias não foi inteiramente convertido em massa gorda, ganhei bastante massa muscular! Noto uma diferença acentuada em todo o corpo mas em especial nas pernas (o que não me surpreende porque a minha genética é mesmo assim). No tronco, apesar da diferença ser visível, continuo a sentir-me "fraquinha" e preciso de trabalhar ainda muito, mas estou no bom caminho, tendo concretizado o objectivo da semana passada de 2x15 flexões! Também me tenho sentido, no geral, mais forte, activa e saudável, à custa, claro, de uns dias de dores musculares! Compensa no fim.

Agora Março... Bem, aposto nele como um mês de seca. Não me vou esforçar por aí além para ganhar massa, vou manter o meu treino, ingerir bastantes proteínas e tentar, ao máximo, minimizar ou evitar a perda de massa muscular enquanto corto um pouco nas calorias, limpo a alimentação e, consequentemente, perco massa gorda! Perguntam vocês: então, mas vais contar calorias?? Na verdade, penso que para já não vou voltar a essa loucura. Vou tentar fazê-lo de uma forma intuitiva, como sugerido neste post no Mark's Daily Apple, se ainda assim vir que não está a resultar, lá volto eu aos belos dos ficheiros de excel com tudo contadinho.
Já sabem, o mais importante são os resultados e não vale a pensa insistir só porque sim num método que os não apresenta.
Março é ainda o mês dos aniversários na minha família, pelo que fazer dele um mês de seca tem prós e contras: o maior contra é que não posso fazer de cada festa que vou ter um cheat day e vai tornar-se difícil resistir, o maior pró é que os cheat days, mesmo sem ser em seca, iam ser demais e assim ficam mais controlados.

E pronto, não faltam altos e baixos, mas no fim o que interessa é que, ao fim de um mês, existem mudanças e muitas delas são positivas!

Bons treinos e boa alimentação!

Sem comentários:

Enviar um comentário