quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Formatação

Como alguns que me conhecem sabem, tenho duas enormes paixões: a nutrição e o exercício físico.
Às vezes "arrependo-me" de não ter seguido profissionalmente nenhuma destas áreas e depois... Vejo alguns dos profissionais das mesmas e decido que afinal talvez tenha sido melhor assim.
Não pretende esta observação ser uma ofensa, mas acho que alguns profissionais estão demasiadamente "formatados", têm pouco interesse em ir para além daquilo que lhes foi ensinado, daquilo que é convencional, daquilo que serve para uma limitada percentagem da população.
Por isso, irritam-me os planos de treino e de alimentação fotocópia. TODOS os profissionais deveriam saber PERFEITAMENTE que as exigências de cada um são diferentes e correr toda a gente a um treino full body 2x15 e horas de cardio ou a maçã com bolacha maria e peito de frango grelhado é uma idiotice de todo o tamanho.
Pior, mas mesmo, mesmo ultrajante, é ouvir profissionais de saúde que advogam certa convenção sem nunca a terem questionado. Não digo que seja possível questionarem todas, mas as mais comuns é com toda a certeza. EU conheço o estudo em que foi baseada a teoria do colesterol estar intimamente ligado ao aparecimento de doenças cardiovasculares, não admito que alguém que me aconselha a não comer mais de 2 ovos por semana, sendo que esta é parte da sua profissão, não o conheça.
Pego no exemplo do colesterol por ser dos mais óbvios... Choca-me que me digam que o colesterol que me circula no sangue é resultado única e exclusivamente daquele que eu ingiro na minha dieta, não havendo qualquer relação do colesterol no sangue com a ingestão de hidratos de carbono.
Para minha sorte, quando entrei em "disputa" saudável com um profissional de saúde sobre este assunto, havia um bioquímico presente que esclareceu, melhor do que eu conseguiria, aquilo que eu tentava explicar.
Enfim... Com isto, não quero dizer que não confiem naquelas pessoas que há muito estão habituados a confiar, e cuja obrigação é informar-vos correctamente.
Onde eu quero realmente chegar é: questionem, leiam, aprendam, investiguem, interpretem e, acima de tudo, conheçam-se, familiarizem-se com o vosso corpo, experimentem e saibam quando manter a equipa vencedora, quando vender um jogador, ou quando fechar as portas do clube e comprar outro diferente!

E pronto, já libertei as energias :P heheheh


PS - "Eu que sou da área" não é um argumento válido... Eu sou da área de engenharia electrotécnica e de computadores e não consigo sequer começar a enumerar a quantidade de coisas dessa área que eu desconheço e que, não precisando delas, provavelmente nunca vou conhecer!

2 comentários:

  1. Disses te tudo Child e concordo plenamente contigo. No meu curso tirei um módulo de nutrição (básico) onde aprendi uma serie de coisas que para a primeira nutricionista que consultei estava errado. Entretento já vou na terceira nutricionista e não houve uma que me apresentasse um plano que eu dissesse "tem tudo a ver com o meu estilo de vida", portanto vou lendo, pesquisando e testando o meu proprio corpo. As nutricionistas são óptimas para um aconselhamento e até incentivo mas somos nós próprias que sabemos o que devemos comer e o que nos faz mal ou bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente! E se preciso for, passamos a vida inteira a descobrir e adaptar... E ainda há quem nos queira convencer que é igual para todos... pfff...

      Eliminar