sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

O desenrasca

Não tirei nada para o jantar O_O

ANTES:

Massa, queijo, natas, bacon, especiarias, caldo Knorr... Voilá!

AGORA:

Atum, espinafres congelados, cebola congelada, polpa de tomate, picante, azeite... Voilá!

-----

Onde é que eu quero chegar com isto?
Bem, a verdade é que o ideal é planear todas as refeições e nunca ter de desenrascar. Alguém consegue efectivamente fazer isso? Eu sei que tento bastante e mesmo assim não deixa de falhar de vez em quando!

Aos poucos é a própria "cabeça" que vai mudando. Já para não falar daquilo que se encontra, por defeito, na despensa e no frigorífico, mas a verdade é que o que utilizei ontem, por exemplo, são daquelas coisas que no meu caso sempre estiveram à mão. A diferença foi mesmo o impulso.

Cada vez mais tento fazer perceber quem tem a infindável paciência de me ler e que está numa fase mais "atrasada" da criação de hábitos saudáveis que estas coisas não acontecem do dia para a noite! Eu tendo a ficar "cega" (e insuportável) quando estou com fome, portanto o desenrascanço é uma coisa que faço em piloto automático. Ontem, acho que só me apercebi que tinha feito uma refeição perfeitamente encaixada na minha fase de seca quando já estava a comer!!!
Mas isso é o resultado de meses a fio de luta! De tentar resistir às tentações, de tentar raciocinar com fome, de tirar, aos poucos, do meu dia a dia, os alimentos que nunca lá deviam ter estado.
E para dizer a verdade, tenho em casa todos os ingredientes para fazer a escolha que fazia antes, até porque o "mô home" não faz dietas, portanto tenho constantemente a casa cheia de porcaria.
Isso não é desculpa. Isso é a mesma coisa que dizer que a culpa da obesidade é do McDonalds. É ridículo.

O nosso corpo é feito das NOSSAS ESCOLHAS. Não somos obrigadas a escolher algo só porque está disponível.

Conseguir fazer as escolhas certas sem nos desculparmos com o facto de haver tanta coisa má disponível é um processo que leva o seu tempo e que é gradual, mas que, na minha opinião, devemos tentar sempre de forma radical (porque quer queiramos quer não, não o vamos conseguir implementar dessa forma, apenas garantimos que nos estamos a esforçar mais do que se estabelecermos, à partida, que o vamos fazer gradualmente).

Em suma, não vai acontecer de um dia para o outro, mas isso não significa que não devamos TODOS OS DIAS elevar ainda mais a fasquia!!!

'Bora lá! Raise the bar!!! Bom fim de semana!!!

Why not?? XD

18 comentários:

  1. Ola... Sim, eu mudei imenso a minha alimentaçao, mas começou por uma questão de saúde!
    Desde sempre que a minha familia cozinha com kgs de gordura!!!
    Com o stress e afins comecei a ficar mesmo muito doente com a ingestão de gordura! Tive que adaptar-me! Não como certos pratos.. Depois vim para a universidade e eu e o namorado começamos a ter boa alimentação... a partir daí...só para a frente!! XD O que eu adoro... é considerado dieta! E eu penso: DIETA?!?!?!?! MAs é tão bom XD loool mas claro que tambem como porcarias mas muito de vez em quando =D hehehe ******
    é uma questão de educação!! *********+

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é excelente Mimi! Descobrir aquilo com que não nos damos bem e excluí-lo pode ser chato inicialmente, mas as mudanças compensam! :D

      É mesmo uma questão de nos sabermos educar! :D ****

      Eliminar
  2. é isso mesmo, sinto imensas vezes o mesmo...eu sou outra pessoa, ainda ontem comentava isso! aprender a fazer escolhas demora, exige esforço, determinação...mas chegamos a um ponto que passa a ser automático, já está dentro de nós :)! é bom chegar até aqui!
    espero que continues come essa garra :)!
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo MUITO bom :D E tu também tralhas, que és uma mega inspiração!!!

      Beijinhos :)

      Eliminar
  3. Eu ainda estou a começar mais já sinto o que estás a dizer, é uma questão de escolhas. Antes para desenrascar fazia massa com bacon e natas por exemplo, agora ainda terça-feira a minha invenção rápida foi omelete de espinafres com queijo fresco e estava DIVINAL!!! :) Mas em muito tem-me ajudado vir aqui partilhar connvosco e ler muito muito muito sobre o assunto. Até no supermercado eu noto diferença a fazer compras, dou por mim a substituir as mil porcarias que comprava só por coisinhas boas :) beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito bem Girl!!! :D

      Agora fiquei com vontade de experimentar fazer essa omelete!!! heheheh Fica na lista! ;)

      Não há nada melhor que partilhar conhecimentos nestas andanças, apesar das mudanças terem sempre de ser feitas por nós e adaptadas Às nossas necessidades, o conhecimento é sempre a melhor arma! :D

      Beijinhos

      Eliminar
  4. Também já faço essas escolhas automaticamete, já nem considero dieta :)
    Beijinhos e parabéns pela mudança

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não iria tão longe ao ponto de não considerar dieta (ai que gulosa inveterada), mas a noção de que há coisas que são para ocasiões especiais e o resto é a alimentação certa, está cada vez mais entranhado! E é bom :D

      Obrigada! Beijinhos

      Eliminar
  5. Ahahah precisamente, o jantar ontem foi 1 lata de atum com espinafres cozidos! :O

    ResponderEliminar
  6. Este post parece que foi escrito para mim (entenderás se fores ler o que escrevi ainda hÁ POUCO)!
    Espero um dia entrar nesse modo automático saudável como já entras :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois já fui ler e acho que estás no bom caminho! Sem qualquer dúvida!!!

      Força e determinação!! :D ***

      Eliminar
  7. Óptimo post Child!
    É para evitar más escolhas que eu tenho uma parte da despensa só para mim com as minhas coisas e uma gaveta do congelador também. Para mim já está automático fazer as escolhas certas e não me custa assim muito (menos em epoca TPM)= p

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!!!
      Eu não consigo essa organização assim tão boa, mas a coisa vai-se automatizando na mesma... Tenho um filtro nos olhos que vai vendo cada vez menos as coisas perniciosas misturadas com as minhas, saudáveis! XD E sim, há sempre aquela altura do mês em que não há filtro que me valha! LOOOL

      Eliminar
  8. Olá,
    É algo que muda com o tempo... mas demora sim. Às vezes, ainda falho no planeamento das refeições.

    Acabei de nomear o teu blog para o Liebster Award http://umchazinhodeinverno.blogspot.pt/2013/02/liebster-award.html.

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá:) É verdade! Ninguém pode planear tudo ;)

      Muito obrigada! Assim que tiver um bocadinho vou tentar responder!

      Beijinho

      Eliminar
  9. Olá :)
    Gostei muito do teu blog e vou ficar a seguir!
    Essa mudança de mentalidade é necessária, eu já a tenho e por isso fica dificil quando cometo pecados que sei exactamente o quão errados são :x
    Mesmo quando não planeio as refeições quando dependem de mim são certinhas :)

    Beijinhoos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Obrigada!

      É verdade, pelo menos temos sempre a noção da dimensão das asneiras! hehehehe

      Beijinhos

      Eliminar