quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Timings...

Hoje pego num tema que começo, cada vez mais, a pensar ser bastante importante na alimentação, quaisquer que sejam os objectivos.
Confesso que não sou nenhuma "pró" na coisa, vou apanhando umas coisas aqui outras ali e raciocinando e juntando tudo. Assim, vou tentando optimizar a minha dieta olhando não só para as macros (quantidade relativa de energia fornecida por cada macro-nutriente) e para as calorias, mas também para a organização da dieta.
Vou listar algumas das coisas que, até agora, aprendi:

- A maior parte dos hidratos de carbono deve encontrar-se na proximidade do treino (esta desmistifica a questão da proibição dos HCs à noite, pois mantém-se a recomendação se treinarmos ao fim do dia), pois será a altura em que serão mais necessários e, consequentemente, o seu consumo e eficácia serão maximizados.
- A refeição pré-treino deve conter HCs de absorção lenta, para que nos forneca energia, de forma gradual, ao longo do tempo todo de treino (aqui também se deve ter em conta que a refeição deverá anteceder o treino em cerca de 1h-1h30, coisa que eu não consigo...)
- A refeição pós-treino deve conter HCs de absorção rápida, de forma a provocar o pico de insulina que maximizará a eficiência na utilização da proteína nesta refeição.
- A refeição pós-treino deve conter, além dos HCs referidos, uma proteína de absorção rápida, uma vez que foram utilizadas as reservas de glicogénio muscular e o corpo se encontra num estado catabólico, esta combinação de alimentos no pós treino "reverterá" o processo, impedindo a perda da massa muscular.
- A ceia deve conter proteínas de absorção lenta, uma vez que haverá um período prolongado de jejum, que também favorece o catabolismo muscular.
- As gorduras podem ser consumidas sempre que se deseje que a absorção dos nutrientes seja mais lenta, como tal, devem ser evitadas no pós-treino e previligiadas sempre que se ingerir alimentos com um índice glicémico mais elevado (fruta, por exemplo). Também são uma boa ideia na ceia para tornar a absorção da proteína ainda mais gradual.

Assim de repente é o que eu me estou a lembrar e agradeço que, caso encontrem alguma gaffe, não hesitem em contestar!
Conhecem mais truques?? Do share!!!


15 comentários:

  1. que fixe!!! brigada pela partilha :)

    ResponderEliminar
  2. Amei as tuas dicas e serão importantes para esta nova fase que quero adoptar. Quanto a suplementos, tomas alguma coisa? Eu vou recomeçar com a proteína e vou também tomar l-carinitina para dar um imulso à energia mas falarei disso no blogue!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem! Obrigada!
      Olha, tomo multivitamínico e omega3 e além disso é só a whey que uso no pós treino. :)
      A L-Carnitina é daqueles que até tem alguns fundamentos. pessoalmente já tomei e não senti grande diferença, mas isso varia de pessoa para pessoa, e ao que parece algumas pessoas têm bons resultados :)
      Fico à espera do post!!!

      Eliminar
  3. boas dicas :) eu adorei o que escreveste... obrigada por partilhares e espero que muita gente leia :)! beijinho

    ResponderEliminar
  4. Bem, acho que falaste tudo mesmo. E verdade seja dita, as vezes não dá para cumprir tudo a ordem.
    Aquilo de comer arroz a noite, não dá comigo ficou logo inchada.. é triste = (
    E quando abuzo nos HC's também fico inchada, ainda bem que agora tenho a balança.. andava a exagerar um pouco.
    Se me lembrar de alguma coisa venho aqui dizer.te algo.
    O que é fixe na ceia é comer cottage tem muita proteina, e não ficamos com vontade de comer algo mais. lol pelo menos para mim eheheh

    Optimo post like always.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hehhehe pois, cumprir é que é pior! Eu como treino de manhã, não me custa a parte dos hidratos ao pé do treino (infelizmente apetecem-me, às vezes, à noite).
      E a proteína no cottage deve ser caseína, né? Absorção lenta: perfect! :D

      Obrigada Joana!! :)

      Eliminar
    2. Não tem muito haver.. mas comer saudavelmente sem treinar é muito complicado!

      Eliminar
    3. Verdade... Nem que seja pela questão psicológica da motivação!

      Eliminar